A batalha jurídica em torno da despromoção da Portuguesa ao segundo escalão pela via administrativa pode ameaçar a realização do campeonato brasileiro de 2014, advertiu hoje um advogado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
“Existe esse risco. Se não for tomada uma decisão que resolva a questão até 20 de fevereiro teremos um problema sério em mãos”, alertou Carlos Miguel Aidar, em declarações à rádio Jovem Pan.
Para o advogado da CBF, caso não seja encontrada uma solução em tempo útil, “ou não haverá campeonato [em 2014] ou haverá um, mas com mais de 20 clubes”.
A Portuguesa foi despromovida à segunda divisão, depois de lhe terem sido retirados quatro pontos devido à utilização irregular de um jogador na fase final do campeonato de 2013.
A despromoção da Portuguesa, confirmada no órgão de recurso, salvou o Fluminense de cair no segundo escalão, mas o rival Flamengo, que foi punido pelo mesmo motivo, mesmo tendo-se mantido na divisão principal, também recorreu à via judicial para evitar a supressão dos quatro pontos.