A conferência de imprensa do preparador físico do Fluminense, Cristiano Nunes, teve um assunto recorrente: Deco.

O ano de 2013 não está a ser brilhante para o luso-brasileiro. Primeiro contraiu uma lesão na pré-temporada, e depois da recuperação ainda não demonstrou a preponderância de outros tempos.

Os adeptos olham para o bilhete de identidade do jogador e começam a desconfiar que voltem a ter o mesmo Deco que os encantou, e ajudou o tricolor ao título de campeão, e os jornalistas brasileiros procuram respostas junto da equipa técnica liderada por Abel Braga.

Na conferência de imprensa desta terça feira, o preparador físico Cristiano Nunes deu uma aula de fisiologia aos presentes para explicar o caso “Deco”. Primeiro começou por analisar a «relação inversa entre a força e a idade».

«Existe uma relação inversa entre a força e a idade. À medida que a idade avança, principalmente a partir dos 30 anos, existe uma tendência natural no ser humano para que a força diminua, consequentemente a flexibilidade e mobilidade também. Você tem que tomar cuidado para que esses níveis não caiam abrutamente. Essas atividades que determinados atletas realizam no ginásio servem para isso: tentar promover a manutenção da força mesmo com o avançar da idade. Conseguindo isso, o atleta consegue um bom rendimento físico no campo. São esses os cuidados que temos com o Deco», afirmou.

O segundo capítulo da lição veio com o «controlo enzimático» feito pelo departamento de fisiologia do clube.

«Existe um controlo enzimático feito pelo departamento de fisiologia em que você consegue fazer uma leitura de enzimas que caracterizam o stresse físico. Isso também é feito com uma certa periodicidade. À medida que os atletas vão apresentando níveis elevados, eles são colocados em exercícios diferenciados de baixa intensidade».

Após a explicação vieram os elogios para o mágico, nome pela qual era conhecido o jogador aquando da sua passagem pelo FC Porto. Cristiano Nunes diz ter muita confiança no seu talento e no seu físico para ajudar o Fluminense nos compromissos que se avizinham.

«À medida que os jogos vão ocorrendo, ele vai adquirindo um ritmo cada vez mais forte. É um grande jogador que tem procurado fazer todos os trabalhos propostos pelo departamento físico e isso permite-nos pensar que o teremos em boas condições para as próximas partidas. Temos a certeza de que o Deco ainda fará muita diferença no Fluminense e, consequentemente, dará muitas alegrias aos adeptos», concluiu.