A Taça do Brasil tem o seu pontapé de saída esta quarta-feira com vários jogos, um pouco por todo o país, e apresenta neste ano de 2013 algumas novidades no seu formato.

Contrariamente ao que ocorria desde 2001, a competição conta este ano com as equipas que estão a participar na Taça Libertadores. Estes emblemas entrarão diretamente nos oitavos de final da competição, juntamente com o Vasco da Gama, que ocupa o lugar do São Paulo, campeão da Taça Sul-Americana.

A juntar a isso, a Taça do Brasil tem mais participantes do que nas suas edições anteriores subindo de 64 para 86 clubes. Isso leva, obviamente, a que a competição se prolongue por mais quatro meses do que nas edições anteriores.

Este ano há 13 formações que se estreiam na prova: Resende (Rio de Janeiro), Brasil de Pelotas (Rio Grande do Sil), Cametá (Pará), CSP (Paraíba), Arapongas (Paraná), Guarani de Juazeiro (Ceará), Oratório (Amapá), São Bernardo (São Paulo), Sobradinho (Distrito Federal), Vitória da Conquista (Bahia), Aracruz (Espírito Santo), Salgueiro (Pernambuco) e Luziânia (Goiás).

O vencedor terá lugar garantido na Taça Libertadores.

Jogos desta quarta-feira relativos à 1ª fase:

Ceilândia – Ceará

Bangu – Betim

Resende – Caxias

Brasil de Pelotas – At. Parananese

Vernópolis – Santo André

Noroeste – Criciúma

Cianorte – Grémio Barueri

Guarani de Juazeiro – Santa Cruz

Nacional-AM – Águia

Rio Branco AC – Internacional

Remo – Flamengo

V. Conquist – Sport