O Campeonato Alemão volta este fim de semana com uma 18.ª jornada em que o RB Leizpig, que terminou 2019 na liderança, se apresenta como a equipa a ser batida na segunda volta.

As diferenças entre as equipas na tabela, porém, não são grandes e muitas delas ainda lutam pelo título nacional.

O Leipzig jogará no sábado em casa frente ao Union Berlim (11.º) com o objetivo de mostrar que a longa paragem de inverno da Bundesliga não foi capaz de roubar o bom momento da equipa.

O Leipzig defende uma vantagem de dois pontos sobre o vice-líder, o Borussia Mönchengladbach, que esta sexta-feira visita o Schalke (5.º), uma equipa que está a sete pontos do primeiro lugar e também sonha com o título.

O Gladbach, que foi líder durante dois meses, até início de dezembro, vai tentar fazer o seu caminho sem euforias.

"A qualificação para a Liga dos Campeões seria como um título para nós", afirmou o diretor desportivo do clube, Max Eberl.

O gigante Bayern de Munique inicia o segundo turno na terceira posição, a quatro pontos de Leipzig e a dois do Gladbach.

O primeiro jogo do Bayern em 2020 será contra um velho conhecido, o ex-jogador e ex-técnico do clube, Jurgen Klinsmann, que assumiu o comando técnico do Hertha Berlim (12.º) em dezembro.

Desde a chegada de Klinsmann, o Hertha soma dez pontos em 12 disputados e pretende surpreender o favorito Bayern.

"Não temos nada a perder. Se conseguimos um ponto, será ótimo. Se somarmos três, faremos uma festa", brincou o treinador.

O Bayern, após um início de temporada complicado a nível interno, continua a sofrer com as lesões no plantel.

Robert Lewandowski (operado na virilha em dezembro) e Serge Gnabry (tendão de Aquiles) ainda não voltaram a treinar com os companheiros, enquanto os franceses Lucas Hernández e Kingsley Coman continuam fora as opções.

Logo atrás na tabela, o Borussia Dortmund (4.º), a três pontos do Bayern e a sete do líder Leipzig, visitará o Augsburg (10.º).

-- Programa da 18.ª jornada do Campeonato Alemão:

- Sexta-feira:

Schalke 04 - Borussia Mönchengladbach

- Sábado:

Augsburg - Borussia Dortmund

Hoffenheim - Eintracht Frankfurt

Mainz - Friburgo

Fortuna Dusseldorf - Werder Bremen

Colónia - Wolfsburgo

RB Leipzig - Union Berlim

- Domingo:

Hertha Berlim - Bayern de Munique

Paderborn - Bayer Leverkusen