O Borussia Dortmund prosseguiu este sábado a recuperação de uma primeira volta desastrosa no campeonato alemão de futebol, ao impor-se por 3-0 na receção ao Schalke 04, em jogo da 23.ª jornada da prova, liderada pelo bicampeão Bayern Munique.

Apesar do resultado dilatado, os anfitriões tiveram muita dificuldade em quebrar a resistência dos visitantes e só conseguiram inaugurar o marcador aos 78 minutos, por intermédio do avançado gabonês Pierre Aubameyang.

O médio arménio Henrikh Mkhitaryan sentenciou o encontro no minuto seguinte, ao aumentar para 2-0, cabendo à ‘estrela’ da equipa de Dortmund, o avançado Marco Reus, fechar a contagem, aos 86.

O Borussia, que até iniciar a atual série de quatro vitórias consecutivas não tinha vencido mais do que duas partidas seguidas, subiu ao nono lugar da ‘Bundesliga’, do qual já não poderá ser desalojado até ao fim da ronda.

Ao Bayer Leverkusen bastou um golo do médio Simon Rolfes, aos 33 minutos, para vencer em casa por 1-0 o Friburgo, penúltimo classificado, e reduzir para um ponto o atraso para o Borussia Mönchengladbach, terceiro colocado e que apenas entra em ação no domingo, frente ao Paderborn.

O Augsburgo poderia mesmo ter ultrapassado a equipa de Mönchengladbach, mas perdeu pelo mesmo resultado no estádio do Hertha Berlim, na sequência do golo tardio do avançado costa-marfinense Salomon Kalou, aos 88 minutos.

O Hoffenheim continua à porta dos lugares europeus, no sétimo posto, depois do triunfo de hoje sobre o Mainz, por 2-0, enquanto o Hannover não foi além de um empate 1-1 com o ‘lanterna-vermelha’ Estugarda.

A 23.ª jornada arrancou na sexta-feira com a goleada do Bayern Munique na receção ao Colónia, por 4-1, que deixou o comandante com 11 pontos de vantagem sobre o Wolfsburgo, responsável pela recente eliminação do Sporting da Liga Europa e que visita o Werder Bremen no domingo