O Wolfsburgo, segundo classificado da liga alemã de futebol, empatou hoje 1-1 no reduto do Mainz, em encontro da 26.ª jornada e pode ficar ainda mais longe do líder Bayern Munique.

A formação da casa adiantou-se no marcador logo aos sete minutos, com um golo do defesa Niko Bungert, e, aos 40, viu um golo anulado por fora de jogo assinalado ao japonês Shinji Okazaki.

Só na segunda parte, o Wolfsburgo, ‘carrasco’ do Sporting na Liga Europa, conseguiu empatar, com um remate certeiro do médio brasileiro Luiz Gustavo.

Com o empate, o Wolfsburgo fica, provisoriamente, a 10 pontos do Bayern Munique, adversário do FC Porto nos ‘quartos’ da ‘Champions’, que hoje defronta o Borussia Mönchengladbach e em caso de vitória pode ampliar a vantagem para 13.

Sábado, o Bayer Leverkusen venceu o Schalke04 por 1-0 e ascendeu, à condição, ao terceiro lugar, que garante o acesso direto à Liga dos Campeões.

Num jogo em que as duas equipas criaram inúmeras ocasiões de golo e cinco dias depois de ter sido afastado da Liga dos Campeões pelo Atlético Madrid, o conjunto de forasteiro venceu graças a um tento de Karim Bellarabi, aos 35 minutos, após assistência de Simon Rolfes.

O Schalke04 ficou para mais longe de um dos objetivos declarados para a presente época – o acesso à Liga dos Campeões -, ao permanecer em quinto lugar, com 39 pontos.

Por seu lado, o Borussia Dortmund regressou às vitórias, mantendo-se no 10.º lugar, ao derrotar fora o Hannover, 14.º colocado, por 3-2.

A vitória do Dortmund - que na quarta-feira foi também afastado da Liga dos Campeões, ao perder com a Juventus por 3-0 na segunda mão da competição – começou a ser construída logo aos 19 minutos, com um golo do gabonês Pierre Aubameyang.

O Hannover ainda empatou aos 31 minutos, por Lars Stindl, mas, na segunda parte, a equipa forasteira ‘acelerou’ para a vitória, com dois golos em cinco minutos: Shinji Kagawa, aos 57 minutos, e o ‘bis’ de Aubameyang, aos 61.

A jogar com menos um (Lars Bittencourt foi expulso por acumulação de amarelos, aos 55 minutos), a equipa da casa ainda conseguiu reduzir a desvantagem antes do apito final, novamente por Lars Stindl, aos 82 minutos.

Quanto ao Werder Bremen, empatou 1-1 em casa do Colónia e permanece em nono. Ainda conseguiu colocar-se em vantagem, aos 27 minutos, por David Selke, mas, quase no final da partida, aos 88, Matthias Lehmann empatou para os locais.

O Friburgo, por seu turno, conseguiu ‘descolar’ da zona de despromoção e subir ao 15.º lugar, com uma vitória por 2-0 sobre o Augsburgo, com golos de Jonathan Schmid e Nils Petersen.

Em sentido inverso, o Paderborn ‘afundou-se’ um pouco mais no penúltimo lugar, ao empatar 0-0 com o Hoffenheim, reduzido a 10 jogadores após a expulsão do bósnio Ermin Bicakcic.

Em 18.º e último lugar permanece o Estugarda, apesar da vitória por 3-1 frente ao Eintracht Frankfurt.