A Académica do Porto Novo goleou este domingo no Estádio Municipal do Porto Novo, o Sporting da Brava, por 5-0, em jogo a contar para a última jornada da fase de grupo do campeonato de futebol de Cabo Verde.

Com esta goleada, a formação portonovense qualificou-se para as meias-finais da prova rainha do futebol cabo-verdiano, a nível de clubes.

Ao intervalo, Académica do Porto Novo vencia por 2-0, com golos do Davy, aos 30 minutos, e Fagui, aos 33 minutos.

Aos 54 minutos, o Sporting da Brava ficou reduzido a dez unidades, com a expulsão de Tchacula, que viu a cartolina vermelha, na sequência de uma entrada à margem das leis de futebol.

A partir dessa altura, os vice-campeões de Cabo Verde, com o apoio do seu público, tomaram conta do jogo e marcaram mais três golos.

Aos 66 minutos, a Académica aumentou a vantagem, com um autogolo do defesa da equipa bravense, Djam.

Denis, aos 86 minutos, e Tucim, aos 90 minutos, marcaram os restantes tentos da “Micá” do Porto Novo que, com este resultado, conseguiu o “passaporte” para as meias-finais do campeonato de futebol de Cabo Verde.

O técnico-adjunto da Académica, Cizinha, considerou o resultado “justo” e enalteceu o facto de os tetracampeões regionais de Santo Antão – Sul estarem entre as quatro melhores equipas de Cabo Verde, o que, a seu ver, demonstra a qualidade do futebol santantonense.

Já o treinador do Sporting da Brava, Loco, queixou-se das dificuldades que a sua equipa teve na viagem à ilha de Santo Antão, tendo sido muito crítico em relação à forma como a sua equipa foi acolhida pela direção da Académica, no Porto Novo.

Nas meias-finais, Académica do Porto Novo vai defrontar o Mindelense, numa reedição da final do campeonato nacional da época passada.