As equipas do Académico do Sal e Sporting da Brava defrontam-se hoje no Municipal Marcelo Leitão, nos Espargos, em jogo para acerto do calendário, referente à primeira jornada do campeonato de Cabo Verde de futebol temporada 2014/15.

Trata-se de um jogo praticamente para o mero cumprimento do calendário, já que o Grupo B está definido com o Mindelense e o Boavista da Praia a assegurarem a qualificação às meias-finais.

O treinador do Académico do Sal critica mesmo que o seu colectivo ficou “duplamente prejudicado” com este adiamento da partida, já que nessa altura queria iniciar o campeonato em casa com uma vitória, mas já afastada da segunda fase, resta apenas a equipa jogar para o terceiro lugar que, entretanto, não dá acesso às meias-finais.

De resto, Dixinha disse que o Académico está obrigado a receber o Sporting da Brava num jogo no qual não espera ter bilheteira, razão pela qual, desabafa, não vai haver retornos.

Quem também se queixa das circunstâncias em que a partida vai ser realizada é o técnico do Sporting da Brava, Emanuel Lôco, para quem, a equipa bravense fez uma viagem desgastante logo na segunda-feira após empate domingo a uma bola com o Beira Mar para chegar ao Sal com alguns jogadores fisicamente afectados pelo trajecto.

As duas equipas contam três jogos cada, com a Académica a somar três pontos, fruto de uma vitória e dois empates, enquanto o Sporting da Brava tem um ponto arrecadado no empate com o Beira Mar, do Tarrafal de Santiago.

No Grupo B, Mindelense e Boavista da Praia conseguiram a qualificação à fase seguinte com o pleno nas quatro partidas, assim como o Derby na Poule B, onde ainda resta uma vaga em jogo a ser disputado pelas equipas do Paulense (Santo Antão Norte), Académico/83 (Maio) e Académica do Porto Novo (Santo Antão Sul).