O arranque do Campeonato Regional de futebol de Santiago Sul referente à temporada 2012/13, agendado para 30 de novembro, está condicionado ao acórdão do Conselho de Disciplina da Federação Cabo-verdiana de Futebol.

É que as equipas do Varanda e dos Garridos de São Domingos continuam a aguardar o recurso apresentado ao Conselho da Justiça da instância máxima do futebol cabo-verdiano, cuja sentença tarda a sair já que a nova temporada, 2012/13, iniciou-se oficialmente no dia 01 de outubro.

Varanda, o penúltimo classificado do Regional de Futebol de Santiago Sul da primeira divisão, reivindica a liguilha com o vice-campeão do segundo escalão (Bairro) em detrimento do despromoção direta, enquanto “Os Garridos”, terceiro posicionado no escalão secundário reclama a subida, com o argumento de que o campeão do segundo escalão, Fiorentina, fez alinhar um jogador em situação irregular durante a época.

Apesar desta incógnita, o presidente da direção desta região desportiva de Santiago, Mário “Donnay” Avelino afirmou à Inforpress que a sua equipa de trabalho já tem todos os planos detalhados para o arranque da prova na data prevista e que as inscrições dos clubes da primeira e segunda divisões já estão a ser efetuadas na sede associativa, no Pavilhão Desportivo “Vává Duarte”.

Donnay Avelino disse que como tem sido hábito durante os dois anos da sua gestão, não vai haver torneio de abertura, pelo que promete arrancar a prova já com o campeonato, para posteriormente ser intercalada com a Taça Santiago Sul e a Supertaça.