A Associação de Escolas de Futebol de Cabo Verde (AEFCV) vai organizar entre Outubro e Novembro, uma Liga Não Federados (LNF), com a participação de 16 equipas, de todos os bairros da Cidade da Praia.

Em declaração à Inforpress, antes de uma reunião de ‘socialização’ com os clubes interessados, o presidente da AEFCV, Paulo Canuto, explicou que essa liga é para dar continuidade a “liga play”, que começou com sub-11 e agora chegou ao sub-19 e campeonato feminino.

Por isso, avançou que a ideia é alargar para uma “espécie de inter-zonas”, competição organizada pela Câmara Municipal da Praia, que este ano não foi realizada, para colmatar essa lacuna através do desporto, designadamente o futebol, entre os diferentes bairros.

"Pode ser um contributo social, pelas suas diversas vantagens, e desportivo pelas influências positivas que tem nos jovens", notou o responsável.

No entanto, informou que as inscrições arrancam no dia 23 de Setembro e terminam a 18 de Outubro, com a previsão para o início no torneio marcado para o final do próximo mês ou início de Novembro, com uma duração de seis a sete meses.

“A única regra para a inscrição é ser uma equipa sénior, não federada, sem nenhum limite em termos de idade”, acrescentou Paulo Canuto.

A LNF tem por objectivo dar oportunidade a jovens praticantes e amantes do futebol, a competirem saudavelmente.

Com este projecto pretende-se continuar o trabalho de inclusão social, criando mecanismo/actividades para que todos os bairros, todos os jovens, principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidades, tenham oportunidade de ocupar da melhor forma os seus tempos livres.