A Associação Regional de Futebol de Santiago Sul (ARFSS) pretende realizar este sábado, 01 de dezembro, a primeira mão da liguilha entre o Varanda e a Fiorentina e, assim, dar início ao campeonato regional a 8 de dezembro.

O presidente da direção da ARFSS, Mário Avelino, endereçou uma carta aos clubes intervenientes, Varanda (penúltimo classificado da primeira divisão) e Fiorentina (vice campeão do segundo escalão), propondo igualmente a segunda mão da liguilha para a próxima quarta-feira, 5, com o argumento de que não resta outra alternativa e, assim, evitar comprometer a temporada 2012/13.

Quem se mostra contra a realização dos jogos da liguilha nesta data proposta é o diretor do desporto do Clube Desportivo Varanda, Carlos Jorge Soares, pois reivindica um «tempo adequado» para preparar a equipa.

Jorge Soares disse que a «forma morosa» como o processo dos recursos interposto no Conselho de Justiça da FCF foi conduzido «prejudicou muito a sua equipa», face a incógnita quanto à descida automática ou liguilha, pelo que teve alguma dificuldade na constituição do plantel do Varanda para a temporada 2012/13.

Este dirigente entende não ser nada legítimo o clube pagar as faturas pelo arrastar do processo, já que, apresentado desde o final da época, no mês de agosto, o resultado do acórdão só foi divulgado na última sexta-feira, apesar de a decisão ter sido tomada a 2 de novembro.

Neste acórdão, apresentado pelo Varanda e Recurso contra a ARFSS e Fiorentina, respetivamente, os dois clubes ganharam o recurso que baralharam as contas da Associação, já que em vez de descida automática o Varanda vai jogar a liguilha com a Fiorentina, pois a formação da calabaceira perde o estatuto de campeão do segundo escalão para o Bairro.