O Atlético de São Nicolau já está mas meias-finais do campeonato de futebol de Cabo Verde. Os campeões da ilha de São Nicolau venceram o Mindelense por 1-0, garantindo o primeiro lugar no Grupo B e consequente passagem às meias-finais. O Atlético soma por vitórias os quatro jogos realizados.

Naquele que era um dos grandes jogos da 4ª jornada do campeonato de Cabo Verde, a par do Batuque-Sporting, o Atlético mostrou um futebol atrativo e deixou o Mindelense a fazer contas. Os atuais campeões cabo-verdianos estão obrigados a pontuar na última jornada, quando receberam a Académica do Porto Novo, equipa que tem os mesmos sete pontos dos do Mindelo.

Perante um Estádio di Deus lotado, o Atlético brindou o seu público com uma bela vitória que só não teve números mais expressivos devido a falta de pontaria dos seus atacantes.

Entrou melhor o Mindelense, instalado no meio-campo dos campeões de São Nicolau. Sabendo da superioridade dos atuis campeões de Cabo Verde, no que toca a posse de bola, o Atlético jogou com as linhas recuadas, mas a sair em venenosos contra-ataques que iam causando pânico na defensiva mindelense. Num desses contra-ataques, José Jorge apareceu isolado mas permitiu a defesa ao guarda-redes Rilly do Mindelense.

O Mindelense até foi o primeiro a criar a primeira situação de golo quando aos 17 minutos, Maniche atirou à barra, na marcação de um livre. Não marcou os "leões" de São Vicente, marcou o Atlético. Aos 38 minutos, após um canto, Mandjaco desviou a bola na área do Mindelense que sobrou para Elídio empurrar de pé esquerdo, fazendo o único golo do encontro.

Antes do intervalo foram os de São Nicolau a estarem mais perto do 2-0 mas Rilly antecipou-se a Evandro e evitou males maiores.

Almara, treinador do Mindelense, mexeu logo após o golo, fazendo sair Fábio e entrar Mumutcha mas na segunda parte seria o Atlético a estar mais perto do segundo golo.

A precisar de vencer, o Mindelense foi evidenciando muito nervosismo e só nos lances de bola parada incomodava o guarda-redes Prego do Atlético. O campeão de São Nicolau aproveitava o posicionamento defensivo do Mindelense, com a defesa muito subida, para lançar grandes contra-ataques. Aos 52`José Jorge passou por Rilly e centrou mas ninguém apareceu.

O Mindelense passou a jogar com menos um, quando Rilly foi expulso por travar Mandjaco que já tinha passado por ele e preparava-se para fazer o 2-0. Cartão vermelho sem contestação. Minutos depois, mais uma perdida incrível do Atlético. Sempre em contra-ataque, Elídio fez um grande passe para Mandjaco, este passa por Maiuca (entrou para a baliza dos do Mindelo após expulsão de Rilly) mas atirou ao poste, com a baliza escancarada.

Até o final o Atlético foi gerindo a partida e o tempo, sem nunca abdicar de atacar. O Mindelense mostrou muitas fragilidades, principalmente no setor defensivo, incapaz de parar os contra-ataques dos campeões da ilha de São Nicolau. No ataque os "leões" do Mindelo criaram poucas situações de golo.

O Atlético garantiu assim o primeiro lugar no Grupo B e a passagem às meias-finais do campeonato, onde deverá encontrar o Batuque de S. Vicente, atual segundo colocado no Grupo A. Já o Mindelense, tem os mesmos pontos que a Académica do Porto Novo mas com melhor diferença de golos. Na última jornada estas duas formações medem forças em S. Vicente. Um empate basta aos campeões de Cabo Verde.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.