O médio-campista cabo-verdiano Davidson Renato da Cruz Coronel "Bijou", 27 anos, já rubricou um contrato profissional para reforçar o plantel da equipa norte-americana Phoenix FC.

Bijou mostra-se ansioso para apresentar-se no seu novo clube, do qual passará a utilizar a camisola 5, tendo sublinhado que pretende "recuperar o tempo perdido" e trabalhar para ajudar o Phoenix a regressar à primeira liga profissional dos EUA.

Formado na Escola de Preparação Integral de Futebol (EPIF), na cidade da Praia, Bijou chegou a ser apontado como a grande esperança do futebol cabo-verdiano, tendo passado pelo Sport Lisboa e Benfica, onde passou “praticamente ao lado da sua expectativa”.

No ano passado, Bijou foi uma das peças importantes na subida inédita do Arouca à I Liga, tendo marcado o golo da vitória contra o Feirense que foi crucial para a promoção dos arouquenses, mas não entrou nas contas do treinador Pedro Emanuel, dado a forte concorrência dos médios Nuno Coelho e Soares.

Depois de uma passagem pelo Sporting da Praia, representou o Benfica B nas temporadas 2004/05 e 2005/06, chegando mesmo a fazer parte da equipa encarnada que se deslocara a Cabo Verde, numa comitiva presidida pelo presidente Luís Filipe Vieira.

Nascido e criado em Achada de Santo António, Praia, Bijou que em Cabo Verde representou o Sporting da Praia, está no estrangeiro desde a temporada 2004/05 tendo representado as equipas do Gondomar (2006/07), CSK Sofia (2007/08) e Fátima (Portugal),Fafe, Pinhalnovense e Benfica.

Neste seu novo clube, Bijou terá a companhia do outro cabo-verdiano, o internacional Tigana, futebolista que também já assinou o contrato para representar este clube norte-americano.