A seleção cabo-verdiana de futebol de sub-20 estará ausente dos Jogos da Lusofonia, que começam a 18 deste mês em Goa (Índia), mantendo, «em princípio», a presença em cinco das restantes oito modalidades, indicou hoje fonte oficial.

Em declarações à Rácio Nacional de Cabo Verde (RCV), o presidente da Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, invocou «razões orçamentais» e «falta de tempo suficiente» para formar uma seleção capaz de defender a medalha de ouro conquistada há quatro anos em Lisboa.

Na competição, promovida pela Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP), Cabo Verde deverá participar em cinco modalidades - judo, basquetebol, atletismo, voleibol e taekwondo -, tudo dependendo da disponibilização de verbas para o efeito, ainda por assegurar.

Os Jogos da Lusofonia vão decorrer em Goa entre 18 a 29 deste mês, na presença de delegações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Guiné-Equatorial, Sri Lanka e Índia são associados.

São esperados mais de 1.500 atletas, que vão competir em nove modalidades (atletismo, basquetebol, voleibol de praia, voleibol, futebol, ténis de mesa, judo, taekwondo e wushu).