O médio internacional cabo-verdiano do Sporting da Praia, Jean "Tigana" Robalo está de malas feitas para ingressar na equipa norte-americana de Phoenix FC, tendo já rubricado um contrato profissional de um ano com mais um de opção.

O ainda estratega dos campeões de Santiago Sul do Sporting da Praia, Tigana avançou à Inforpress que deixa o país a 25 do corrente mês, já que terá de apresentar-se ao seu novo clube no 1º de março.

Aos 30 anos, Tigana disse que vai aproveitar esta oportunidade para colocar ao serviço do seu novo emblema todo o seu performance, com o objetivo de ajudar o Phoenix a regressar a primeira liga profissional dos EUA.

Até à sua deslocação, Tigana promete fazer mais uma ou duas partidas com o emblema do Sporting da Praia, atual líder do Regional de Santiago Sul, para poder apresentar-se na sua melhor forma na sua nova equipa, na qual vai vestir a camisola 10.

A sua contratação, explicou, deve-se a uma ofensiva do seu empresário, Tony Araújo, agente FIFA, que "aposta" nas suas qualidades para transmitir os seus conhecimentos e experiência ao Phoenix FC.

Trata-se da segunda aventura de Tigana nos EUA, já que em 2010 esteve a fazer testes nos Chicago, tendo regressado ao país por problemas de saúde.

Tigana parte para EUA com um currículo marcado pela conquista de três campeonatos de Cabo Verde ao serviço do Sporting da Praia e sete campeão de santiago Sul, repartidos pelos emblemas do Sporting (cinco), Travadores e Boavista.

A estes títulos juntam-se vários títulos individuais como o de melhor Jogador de Cabo Verde e de Santiago Sul, assim como vitórias coletivas na Supertaça Cabo Verde, Supertaça Santiago Sul e Taça Santiago, assim como na seleção de Santiago.