O campeonato regional de futebol da zona norte de Santo Antão foi renhido e só no sábado, na última jornada, serão conhecidas todas as decisões da competição.
Até ao momento, só se sabe que o Foguetões não será campeão e que o Solpontense escapou da despromoção e, do mais aflito, passou a ser o mais tranquilo entre as três equipas que tinham possibilidades de baixar de divisão.
O Paulense e o Rosariense estão na disputa do título regional, com vantagem para o Paulense que tem mais um ponto que o seu mais directo perseguidor.
A formação da cidade das Pombas tem o pássaro na mão e se vencer o dérby do Paul, na primeira partida de sábado, frente ao Foguetões, fará a festa do título e o jogo Rosariense x Solpontense servirá apenas para cumprir calendário.
Contudo, a vitória do Foguetões ou o empate entre as duas equipas fará da partida Rosariense x Solpontense o jogo do título, porque em caso de vitória o Rosariense será campeão, embora a derrota desta equipa ou um empate devolveria o título ao Paulense.
Portanto, tudo está em aberto no topo da classificação.
Jogo decisivo será, também, a partida de domingo, entre o Beira-Mar e o Sinagoga, em que também só se sabe que uma delas irá baixar para a segunda divisão.
Ambas as equipas dependem apenas de si próprias, porque quem vencer a partida assegura a permanência e a derrotada, naturalmente, desce de divisão.
Contudo, a pressão está toda do lado do Beira-Mar, que precisa vencer a partida, enquanto que o Sinagoga, com dois pontos de vantagem, só precisa de um empate para garantir a permanência.
É caso para dizer que “até ao lavar dos cestos é vindima”.