O campeão de São Vicente, em futebol, é conhecido sábado, 29 de março, no final do jogo da última jornada da prova, que vai pôr frente-a-frente o líder Mindelense, como 31 pontos, e o segundo, Derby, com 29.

O jogo começa às 14h00 locais de sábado, mas é certo que ao Mindelense basta o empate para festejar a conquista de mais um título, ao passo que ao Derby só a vitória leva a equipa ao primeiro lugar do pódio.

A Associação de Futebol de São Vicente, segundo o seu presidente, Benvindo Leston, espera uma “boa casa” devido ao carácter decisivo da partida, pois o Estádio Adérito Sena tem estado “às moscas” ao longo de toda a época.

“Contamos que desta vez o público vai aderir, e façamos uma boa receita, pois o jogo, para além de decisivo, põe frente-a-frente as duas melhores equipas do campeonato”, concretizou.

Há, no entanto, uma terceira equipa, o Batuque, terceiro com 26 pontos, “de olho” no clássico, pois em caso de derrota dos azuis e brancos, a equipa axadrezada, se vencer o Amarante, pode ainda sonhar com o segundo lugar que dá acesso ao campeonato de Cabo Verde.

As contas, neste caso, seriam feitas no capítulo dos golos marcados e sofridos, já que no confronto directo o registo aponta para dois empates, 1-1, na primeira volta, e 0-0, na segunda.

Por decidir, também, a equipa que vai descer de divisão e a outra que irá ao play-off com o 2º classificado da 2ª divisão, estando nesta “decisão” as formações do Castilho, último da tabela, com oito pontos, e Ponta de Pom, penúltimo, com nove pontos.

Jogos da 14ª e última jornada:

Sábado, 29, Mindelense – Derby e Ponta de Pom - Falcões do Norte; domingo, 30, Ribeira Bote – Castilho e Amarante – Batuque.

Na classificação, a uma jornada do fim do campeonato, lidera o Mindelense com 31 pontos, seguido do Derby com 29, Batuque, 26, Amarante, 18, Ribeira Bote, 14, Falcões do Norte, 13, Ponta de Pom, nove pontos, e Castilho, oito pontos.