O Conselho de Justiça da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) negou provimento ao recurso interposto pelo Grémio Desportivo Nhagar, que reclama a presença nas meias-finais do campeonato de Cabo Verde, como segundo classificado do Grupo A.

Os membros deste órgão, que reuniram-se em São Vicente, vão ainda hoje tornar público o acórdão datado de 10 de maio, no qual consideram improcedente o recurso apresentado pelos campeões de Santiago Sul, por consideram que pelo facto do campeonato ser disputado a uma única só volta, não se aplica o critério de desempate através de confrontos diretos, mas através de “goal-average” (diferença de golos).

O Grémio Nhagar reivindica um lugar nas meias-finais em detrimento da Académica do Porto Novo. As duas equipas terminaram a prova com oito pontos cada, mas a formação de Santiago Norte defende a sua qualificação, por ter vencido a formação de Santo Antão Sul por 1-0.

O Conselho de Disciplina da FCF cita o ponto 4 do Regulamento Geral do Campeonato Nacional 2013/14, para ressalvar que, de acordo com o critério dos artigos 95 e 96 do referido regulamento, no sistema a uma só volta, leva-se em conta o critério de “goal-average”, alegando que “só houve um jogo entre estas duas equipas”.

No acórdão, assinado pelos juristas Álvaro Cruz, Victor Osório e Hernani Soares, lê-se que “andou bem a direção da FCF ao apurar a Académica do Porto Novo”, como a equipa classificada como o segundo lugar do seu grupo.

O acórdão explica ainda que, nas provas disputadas por pontos, “a uma só mão, os critérios de desempate são o de maior número de pontos obtidos, seguindo da diferença de golos marcados e sofridos (goal-average), e lembra que tem sido este o procedimento nos torneios de abertura das associações regionais e nas provas da FIFA como no Campeonato do Mundo.

A primeira mão das meias-finais do campeonato de Cabo Verde foi disputada sábado, com a Académica do Porto Novo a receber e empatar com o Mindelense a zero bola, resultado com que também se registou na ilha do Fogo entre a Académica local e o Sporting da Praia.

O Grémio Desportivo Nhagar havia apresentado o seu recurso ao Conselho de Disciplina da FCF na tarde de sexta-feira, exigindo impugnação da qualificação da Académica do Porto Novo e adiamento das meias-finais.