O bancário Daniel de Jesus, 52 anos, toma posse, esta sexta-feira, no cargo de presidente do Clube Sportivo Mindelense para que foi eleito, em lista única, no sufrágio realizado no dia 22 de Agosto, no Mindelo.

A tomada de posse ocorre na sede social do clube e a nova direção já escolheu como lema de mandato “Nova tripulação, novo rumo, novo destino” e com um “apelo forte” aos sócios que Daniel de Jesus sintetiza na frase “contigo sócio o Mindelense será mais forte”.

Aliás, ao longo de vários meses a questão da eleição dos novos órgãos sociais do popular clube da Rua da Praia esteve em discussão em diversos meios de comunicação social e, até a dois dias do escrutínio, contava-se com dois candidatos para suceder Adilson Nascimento.

No entanto, Manuel Conceição, que muito cedo lançara a sua candidatura, não foi a votos, uma vez que preferiu retirar-se da corrida dois dias antes das eleições com a justificação de que “não estavam reunidas as mínimas condições” de “transparência, imparcialidade, credibilidade e democracia interna” para a realização do ato eleitoral.

Daniel de Jesus vai dirigir o clube ao lado de antigos futebolistas do atual tri-campeão de Cabo Verde, como Punês, vice-presidente da direção, e Baessa, mas também um antigo presidente do clube, Joaquim Sena Silva, um ex-vice-presidente, Franklin Spencer e ainda o antigo secretário da direção, Rito Melo.

Para além do cargo de presidente da direção, agora sob a responsabilidade de Daniel de Jesus, os restantes órgãos sociais do Mindelense passam a ser liderados por Joaquim Sena Silva (assembleia-geral), Franklim Spencer (conselho fiscal), Dirceu do Rosário (tesoureiro) e Rito Melo (secretário da direcção).

No plano de acção que apresentou para suportar a candidatura, a nova direção elegera três prioridades para o mandato, a primeira das quais a aproximação dos sócios ao clube, transformando cada adepto num sócio.

A organização da secretaria do clube, com uma “gestão profissionalizada”, e a “procura do antídoto” para “resolver o problema da sustentabilidade financeira” do clube, são outras metas traçadas, uma vez que reconhece o novo presidente do Mindelense que “há problemas com credores que estão há muito tempo” à espera de resolução.

Daniel Jesus, 52 anos, bancário de profissão, desempenhou o cargo de vice-presidente da direção do Sport Clube Ribeira Bote, de 2002 a 2007, fez ainda dois mandatos na qualidade de presidente da Associação de Futebol de São Vicente, de 2008 a 2012, e foi ainda diretor desportivo do Mindelense, em 2013-2014.