O Derby de São Vicente juntou-se este domingo ao Mindelense na final do 50.º campeonato nacional de futebol de Cabo Verde, ao derrotar o Boavista da Praia, por 5-4, no desempate por grandes penalidades.

Após perder na Cidade da Praia por 2-1, o Derby igualou a eliminatória em casa e venceu também por 2-1, garantindo o acesso à final nas grandes penalidades, juntando-se à outra equipa de São Vicente, que recebeu e bateu no sábado, após prolongamento, o Paulense, por 2-0, depois de ter perdido na Ponta do Sol (Santo Antão), por 1-0.

Novamente no Estádio Adérito Sena, no Mindelo, os ‘derbianos’ marcaram aos 40 minutos por Bena, no primeiro remate que a equipa fez à baliza, após os ‘axadrezados’ terem desperdiçado nove.

A situação agravou-se para o Boavista quando, aos 45 minutos, o médio Edidi, foi expulso por pontapear um adversário, deixando os ‘axadrezados’ em inferioridade numérica durante a segunda parte e no prolongamento.

Contra as expectativas, o Boavista igualou a partida aos 50 minutos, por intermédio de Michel, mas, 20 minutos mais tarde, Metxa, de grande penalidade, fixou o resultado e empatou a eliminatória.

Apesar das várias oportunidades de parte a parte, o prolongamento não trouxe qualquer alteração ao resultado e, nas grandes penalidades, Michel, que marcara o golo do empate, foi o único a falhar, enquanto o Derby converteu as cinco, juntando-se na final ao Mindelense, atual bicampeão de Cabo Verde.

Os jogos da final, a disputar em duas mãos, disputam-se nos dois próximos sábados (04 de julho e 11 de julho) no mesmo estádio, uma vez que o Adérito de Sena serve de palco às duas equipas.

O Mindelense procura chegar ao ‘tri’, para juntar aos 16 títulos já conquistados (os dirigente reclamam, porém, 19), enquanto o Derby tenta chegar ao quarto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.