O Derby derrotou hoje a Académica da Boa Vista por 1-0, e somou a terceira vitória consecutiva em igual número de jogos, proeza que mantém a equipa azul-e-branca na liderança do grupo A do campeonato de Cabo Verde.

O jogo disputou-se no Estádio Adérito Sena, no Mindelo, e contou para a terceira jornada, com o golo da vitória do Derby a surgir na segunda parte, aos três minutos, sendo autor o avançado Pibip, na transformação de uma grande penalidade.

O jogo até principiou com a Académica da Boa Vista a criar primeira situação de perigo junto à área do Derby, aos 50 segundos, num remate que não saiu muito longe do poste direito da baliza defendida pelo guarda-redes do Derby, William.

O Derby respondeu de pronto, na jogada seguinte, e o avançado Pibip do Derby, em boa posição na área da Académica do Boa Vista, rematou à barra da baliza defendida pelo guarda-redes Papau.

O jogo estava vivo e aberto, com duas equipas sem grandes preocupações defensivas e à passagem do minuto 18 Pibip, de novo na área da Académica da Boa Vista, desta vez só com o guarda-redes pela frente, teve a habilidade de rematar por cima da barra.

À medida que o intervalo se aproximava o jogo foi decaindo de intensidade e as duas equipas foram para os balneários empatados a zero.

Na segunda parte, o Derby foi mais eficaz, apontou o tal golo na sequência de um penalty e, apesar da réplica da Académica da Boa Vista esta equipa não conseguiu marcar fruto da excelente prestação do guarda-redes do Derby, William, que, pelo menos por duas vezes, foi aos pés dos avançados da Académica quando estes se encontravam em situações privilegiadas para concretizar.

No final do jogo, Almara, treinador do Derby, ligou o desempenho “nem sempre conseguido” da sua equipa durante o jogo a alguma pressão devido à importância da partida para a qualificação às meias-finais, mas mesmo assim considerou justa a vitória derbiana.

“Agora vamos ter um jogo difícil, no próximo sábado, em Santo Antão, frente ao Paulense, e a ideia é continuar trabalhar esta semana para chegar ao jogo e alcançar um bom resultado que permita a qualificação às meias-finais”, sintetizou o técnico azul e branco.

Por seu lado, o treinador da Académica da Boa Vista, Ti Manel, considerou que na eficácia é que esteve a virtude do jogo. “Criamos situações de golo que não concretizamos, o Derby marcou de penalty, que quanto a mim não existiu, parabéns ao Derby”, acrescentou o treinador que prometeu, até o fim da prova, uma Académica da Boa Vista que vai honrar a ilha que representa.

Na próxima jornada, a quarta e penúltima da primeira fase, o Derby desloca-se à Santa Antão para defrontar o Paulense, enquanto que a Académica da Boa Vista vai à ilha do Maio para o jogo com o Académico 83.