O jovem futebolista luxemburguês de origem cabo-verdiana, Christopher Martins, de 16 anos, recusou este final de semana jogar pela selecção principal de Luxemburgo ante o Azerbaijão, porque almeja representar mais tarde Cabo Verde.

Considerado a nova sensação da equipa nacional dp Luxemburgo, Christopher foi convocado pelo seleccionador luxemburguês para representar a equipa principal neste jogo de apuramenmto para o Mundial2014, mas em pleno estágio acabou por informar a federação que «não vinha ao jogo».

A informação é avançada pelo site luxemburguês, BOMDIA, afirmando que o presidente da Federação luxemburguesa de Futebol (FLF) disse estar desiludido com o que aconteceu mas afirmou que vai «tratar o caso com tranquilidade».

Paul Philipp acredita que Christopher Martins pode ter sido influenciado no sentido de não jogar pelo Luxemburgo, e explicou que, como qualquer jogador que falte a uma convocatória, Christopher Martins está sujeito a sanções.

A presença de Martins na seleção luxemburguesa suscitou alguma polémica desde que o jovem de origem cabo-verdiana, jogador do Racing, foi convocado, pois alguns dos seus próximos preferiam que jogasse pela equipa de Cabo Verde.

Christopher Martins, já tinha jogado nos sub-19 do Luxemburgo o que inviabiliza a sua presença na selecção principal de Cabo Verde, mas desta feita foi convocado agora para a equipa principal, apenas um mês depois de ter completado 16 anos.

Nascido a 19 de fevereiro de 1997, a convocatória deste ainda adolescente para a equipa principal A de Luxemburgo é visto como uma forma de agarrar a internacionalização deste jovem promissor à futura selecção deste país europeu.