Os futebolistas do Desportivo da Praia Márcio e Patrick são baixas confirmadas para o jogo deste sábado no Estádio da Várzea diante dos Onze Estrelas da Boa Vista, referente a segunda jornada do campeonato de Cabo Verde.

Considerados pedras fundamentais da linha atacante dos “militares” do Desportivo da Praia, os dois jogadores integram a comitiva da Fundação da Escola de Preparação Integral de Futebol, EPIF, que se desloca a Holanda para participar num torneio internacional, agendado para 18 e 19 deste mês.

A inclusão destes dois atletas do Desportivo da Praia pra reforçar o plantel da EPIF em pleno Campeonato de Cabo Verde deixa indignada a direção do Grupo Desportivo da Praia.

O presidente deste clube, vice-campeão de Santiago Sul, Jorge Martins, critica a postura dos dirigentes da EPIF, alegando que o momento «não é oportuno», alegando que os jogadores estão a disputar a maior prova de Cabo Verde a nível de clubes e que «interesses secundários» estão na base das suas inclusões na comitiva.

Para Jorge Martins, a EPIF está apenas preocupada em mostrar o talento destes futebolistas na procura de um mercado de transferência, quando a seu ver, por serem jovens atletas federados, deveriam respeitar o campeonato, pelo que apela à intervenção da Federação Cabo-verdiana de Futebol.

Já o mentor da EPIF, José Maria Lobo, Djédji, defende a inclusão destes dois futebolistas nesta digressão à Holanda, ressalvando que são atletas formados nesta escola desde a primeira hora e que não poderiam ficar de fora nesta primeira «grande oportunidade» internacional.

José Maria Lobo defende que se trata de uma oportunidade para os atletas mostrarem os seus talentos nos palcos internacionais e que «apenas desfalcam o clube da Praia num único jogo».

Única equipa vitoriosa na jornada inaugural do Campeonato de Cabo Verde, edição 2012/13, ao bater o Mindelense em São Vicente por duas bolas a zero, o Desportivo da Praia faz este sábado a sua estreia ante o seu público, na receção aos Onze Estrelas, campeões regionais da Boa Vista.