A Direcção-Geral dos Desportos, em parceira com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IP), realiza terça-feira, na Cidade da Praia, uma formação em gestão e administração desportiva destinada aos dirigentes das estruturas desportivas cabo-verdianas.

Segundo uma nota da Direcção-Geral, o curso, que terá a duração de dois dias, visa «ajudar os participantes a compreenderem o fenómeno desportivo e as suas componentes e a perceberem melhor o papel do gestor do desporto, com incidência clara nas organizações com fins públicos».

Durante a formação, os participantes vão «conhecer melhor o papel do Estado na definição e conceptualização de medidas de desenvolvimento desportivo, a sua relação com as entidades beneficiárias de apoios e o modo como podem construir e desenvolver os seus programas desportivos em convergência com a política desportiva definida», diz a nota.

«Compreensão do fenómeno desportivo, do seu conceito e evolução; percepção da situação desportiva e da forma de organização do sistema desportivo; identificação e caracterização das funções da gestão, dos níveis de gestão, das tarefas e competências do gestor» são, entre outros, os temas a serem debatidos no curso.

Os participantes vão ainda abordar temas relacionados com análise e planeamento para uma organização desportiva, conceptualização e operacionalização de medidas de apoio (pelo Estado), elaboração, avaliação e acompanhamento de um programa desportivo e ética e o desporto.

A formação vai contar com a participação de dirigentes desportivos e responsáveis dos serviços do desporto das câmaras municipais, das federações e associações regionais, do desporto escolar, das universidades e dos militares.