A Escola de Preparação Integral de Futebol (EPIF) e a Associação Regional de Futebol de Santiago Sul (ARFSS) não se entendem, situação que deixa a “EPIF revoltada” e fora do Campeonato Regional de sub-17.

Os responsáveis, monitores e atletas mostram-se indignados pela forma como a equipa, considerada de referência na formação de atletas, foi afastada, com o mentor da escola, professor José Maria Lobo “Djédji”, a considerar toda esta celeuma como um “mero capricho do presidente associativo Mário “Donnay” Avelino.

Djédji disse que trata-se de uma “decisão ditatorial do responsável da ARFSS que, simplesmente quer impedir a participação da EPIF na prova”, enquanto os atletas mostram-se indignados, alegando terem estado a preparar-se nos últimos 16 meses para o campeonato.

Já Mário “Donnay” Avelino, argumenta que a EPIF está fora do campeonato do sub-17 pelo não cumprimento do prazo para a inscrição na prova, “porque a ARFSS dá a mesma oportunidade para todas as escolas e ou clubes”.

Alega que a ARFSS abriu as inscrições de 04 a 07 de maio e que todas as dez equipas inscritas responderam o convite, pelo que atribuiu a responsabilidade da ausência da EPIF no campeonato “por negligência própria”.

O regional de Santiago Sul de sub-17 já vai na sua segunda jornada e conta com o concurso das equipas de Bola pa Frente (campeão nacional em título), Escola Prédio, Boavista Escola Blitz, Escola Djonzinho, Delta, Seven Stars, Os Garridos São Domingos, Sporting da Praia, Escola Tropa e Academia Kriolinhos.