Arrancou no sábado, dia 2 de março, um torneio de futebol feminino na cidade da Praia, Cabo Verde, promovido pela EPIF em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A equipa feminina da Escola de Preparação Integral de Futebol venceu a Associação Desportiva da Calheta, por 4-1, na inauguração do torneio.

Trata-se de um torneio promovido pela Escola de Preparação Integral de Futebol e que acontece por ocasião do Dia Internacional da Mulher, 8 de março. No total participam no evento quatro equipas da ilha de Santiago.

O torneio, que decorreu no campo da Calabaceira, começou com a equipa da casa, a EPIF a bater a formação da Calheta por 4-1. Já no jogo seguinte as meninas de Santa Cruz venceram a equipa do Black Panthers por 4-2.

A capitã da formação visitante da Calheta, Dec, destacou a importância do evento, por considerar que, além de ser uma oportunidade para incentivar o coletivo que dirige, ainda nos primeiros meses da sua criação, permite aos atletas juntarem-se a esta causa nobre, de forma a assinalar o 08 de março, consagrado ao Dia Internacional das Mulheres.

Quem se mostrava radiante era a veterana atleta da EPIF, Bety, não só por ter rubricado o último golo do encontro inaugural, mas também por ter encontrado mais uma oportunidade para mostrar a sua jovialidade e forma física para praticar uma modalidade que abraça desde tenra idade.

Organizada pela EPIF no sistema de eliminatória, a prova conta ainda com a participação das equipas do Black Panthers e Santa Cruz e tem o encerramento agendado para o dia 9 de março.

O mentor da EPIF, José Maria Lobo, "Djedji", disse à agência Inforpress que com este torneio pretende-se incentivar as mais jovens, sobretudo mulheres, para a prática do futebol, com temáticas pedagógicas de combate a males sociais.

A EPIF - Escola Preparação Integral de Futebol, é uma escola de futebol fundada em 1991 e que tem como objetivo principal a preparação e formação integrada de crianças e jovens para a prática do desporto em geral nas suas vertentes físicas e de comportamentos, solidariedade social e promoção cultural. Nesse momento, tem cerca de 320 Alunos inscritos, de várias idades, masculinos e femininos.