A equipa da Real Sociedade da Ribeira da Barca está determinada na promoção do futebol feminino e traça como grande objetivo a sua participação no nacional da modalidade.

Em declarações à Inforpress, o responsável desta equipa de futebol feminino, Leonildo Furtado, disse que o "maior sonho é ver a Real Sociedade no nacional", um percurso que começou com um convite da equipa da Cidade da Praia "Seven Star", detentora do título nacional, para uma partida amigável.

Mesmo "sem experiência nenhuma" de jogo num campo de futebol, a equipa criada há três meses, na Ribeira da Barca, aceitou o desafio e jogou o amistoso no qual acabou por perder, explicou o jovem desportista, para realçar que se tratou de uma "boa oportunidade" para testar as jogadoras.

Leonildo Furtado informou que a equipa da Real Sociedade já tem um corpo diretivo, preparadores físicos, treinador, entre outros membros de "staff", além de equipamentos, bolas, e alguns produtos para o departamento clínico, isso no quadro de parcerias já concretizadas.

Apesar da sua curta existência, realçou que a Real Sociedade já conquistou três troféus, sendo um terceiro lugar no torneio das festividades do 13 de Maio, Dia da Ascenção de Assomada a cidade, enquanto os outros dois foram conseguidos na própria localidade.

Segundo Lenildo Furtado, a equipa superou "muito bem" as críticas da população quanto ao facto de o futebol ser um desporto para rapazes, estando, hoje em dia, "bem vista" no seio da comunidade.

"Queremos ser uma equipa nacional e, para isso, temos que estar federados", lembrou o dirigente desportivo, que acredita que "este sonho poderá tornar-se realidade, porque a equipa já tem um estatuto e o processo para que seja uma agremiação federada também se encontra bem encaminhado".

A equipa da Real Sociedade dispõe de um plantel formado por 23 jogadoras e, de acordo com Leonildo Furtado, está preparada para jogar futsal e futebol de 11, pelo que quer participar em todos os campeonatos para que for convidada.

O mentor da Real Sociedade afiançou, por outro lado, que a fusão com a equipa masculina, Júnior, da mesma localidade é outro projecto da equipa, que pretende assim criar uma agremiação denominada Associação Real Júnior que integrará as equipas feminina e masculina de futebol da Ribeira da Barca.