As equipas do segundo escalão apuradas para segunda fase do campeonato regional pedem a retoma das provas regionais paralisadas em Março, devido ao novo coronavírus (covid-19), respeitando a calendarização proposta pelo Governo.

O dirigente da equipa do Atlântico Bruno Teixeira, que juntamente com os da Juventus de Curral Grande e do Pavense, em conferência de imprensa, hoje, manifestou a preocupação dessas equipas do segundo escalão que transitaram para a segunda fase do campeonato, face a uma eventual não conclusão das provas regionais programadas para a época 2019/20.

“Não estamos a fazer finca-pé para a retoma da prova, custe o que custar, para defender os clubes que passaram a segunda fase, mas é a época de 2019/20 que está em causa e a própria verdade desportiva”, afirmou Bruno Teixeira, em nome dos dirigentes das outras três equipas.

A calendarização de retoma das actividades desportivas em Cabo Verde, anunciada pelo Governo, aponta que a partir de 15 de Agosto, a abertura dos recintos desportivos com alguma restrição, para as ilhas com excepção de Santiago cuja data afixada é 15 de Setembro, e a partir de Outubro, para todas as ilhas sem nenhuma restrição, salientou.

Por isso, explicou, existem as condições para a conclusão das provas regionais, observando que o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, admitiu a possibilidade de prorrogar a época desportiva, deixando nas mãos das associações regionais a responsabilidade da conclusão ou não das provas.

“Não queremos pressionar para a retoma o campeonato, mas defendemos a verdade desportiva e uma decisão colectiva de todos os clubes filiados na associação”, afirmou Bruno Teixeira, indicando que, contrariamente àquilo que afirmou o responsável da associação, os clubes têm legitimidade para exigir uma assembleia-geral extraordinária da Associação Regional de Futebol do Fogo, já que o artigo 20 dos estatutos da associação, prevê esta possibilidade.

“Cabe a assembleia-geral, que é composto por todos os clubes, decidir e defender a verdade desportiva, pronunciando sobre a retoma ou não das provas”, referiu aquele dirigente desportivo, deixando claro que não há nada neste momento que impeça a realização dos jogos que ainda restam para a conclusão das provas regionais, nomeadamente os campeonatos do primeiro e segundo escalão e a final da taça Fogo.

O presidente da Associação Regional de Futebol do Fogo, Pedro Pires, anunciou a realização, ainda este mês, mas sem data definida, de uma sessão de assembleia-geral para clarificar a situação, mas para as equipas do segundo escalão a opinião manifestada pelo mesmo deixa-os mais confusos.

Para os clubes do segundo escalão, o presidente assumiu dois posicionamentos, que pese embora seja pessoal acabará por influenciar a opinião das equipas mais desorganizadas, sendo um em que deixa entender da impossibilidade da retoma das provas em que não haverá campeões nem subida e descida de equipas, e segundo em que mesmo não havendo poderá homologar os jogos e atribuir o título de campeão regional à equipa que se encontre em primeiro lugar.

Os clubes de segundo escalão questionam como será decidido o campeão do segundo escalão em que há quatro equipas apuradas para disputaram seis partidas no sistema de todos contra todos a duas voltas, sublinhando que atribuir título sem a realização dos jogos que faltam, constituiu uma discriminação ao segundo escalão.

“Por isso somos a favor de jogar os seis jogos da segunda fase, ainda que seja duas vezes por semana, e não é justo atribuir um dos clubes o título sem jogar”, referiu.

As equipas do segundo escalão são contra a ideia defendida pelo presidente da associação em atribuir o título, mas sem que haja a despromoção das duas equipas últimas classificadas, e sem a promoção das duas melhores equipas do segundo escalão.

“Se não há condições para retoma das provas regionais, do primeiro e do segundo escalões, aceitamos se for decisão saída de uma assembleia-geral com todos os dirigentes” sem atribuição de qualquer título advogam os dirigentes das equipas do segundo escalão apuradas para a segunda fase do campeonato regional.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.