As obras de arranjos nos balneários, túnel de acesso e de pintura interior e exterior do Estádio Adérito Sena, no Mindelo, caminham para o fim, estando prevista para esta semana a certificação do novo relvado sintético.

Para o efeito, deve chegar ainda esta quarta-feira ao Mindelo um técnico da FIFA com esta incumbência, sendo certo que o primeiro jogo oficial da época 2014-2015 "está definitivamente marcado" para o feriado de terça-feira, 13 de Janeiro, indicou fonte camarária.

Na manhã de hoje, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, chefiou uma equipa camarária que visitou as obras em curso no Estádio Adérito Sena, as quais decorrem "em bom ritmo", como assinalou o autarca à Inforpress.

Relativamente à inauguração, Augusto Neves explicou que tal não depende só da autarquia, mas também da disponibilidade da FIFA e da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), que devem inaugurar ainda, na mesma ocasião, o Centro de Estágio de São Vicente, pelo que ainda não se pode apontar uma data.

Segundo Augusto Neves, certo é que o estádio estará à disposição da associação de futebol na terça-feira, 13, para realizar, às 15h30, o jogo da Supertaça entre o FC Derby, campeão regional em título, e o Batuque, vencedor da Taça São Vicente.

"Uma vez que a época está bastante atrasada em São Vicente devido às obras, optamos por permitir que a associação dê arranque às competições, mas certamente que haverá uma ocasião posterior para a inauguração, quer do Centro de Estágio, quer do novo relvado e das obras de melhoria que a câmara introduziu no Estádio Adérito Sena", precisou o autarca.

Relativamente ao Centro de Estágio da FCF, com custo total estimado em 100 mil contos, as obras iniciaram-se no dia 2 de abril de 2012 e envolvem, na qualidade de parceiros, o Governo, a Câmara Municipal de São Vicente, a FIFA e a FCF.

O processo para a sua edificação, todavia, iniciou-se em agosto de 2007, quando a autarquia mindelense e a FCF rubricaram um protocolo no âmbito do qual a edilidade cedeu, a título gratuito, o terreno e as infra-estruturas do ex-campo da Torrada, local de edificação do centro, na Avenida 12 de Setembro, à FCF.

Em dezembro do mesmo ano, a Assembleia Municipal de São Vicente, por unanimidade dos seus deputados, ratificou o protocolo, dando luz verde para construção da infra-estrutura.

A primeira pedra foi oficializada a 21 de junho de 2009, pelo então ministro-adjunto e da Juventude e Desportos, Sidónio Monteiro, precisamente no dia em que a Cidade Velha foi reconhecida como Património da Humanidade.

Da autoria do arquiteto António Jorge Delgado, que projetou a infra-estrutura, o Centro de Estágio de São Vicente desenvolve-se em três unidades centrais, nomeadamente edifício principal com um hotel de 26 quartos, em fase de conclusão, uma outra unidade que contempla balneários e ginásio e, finalmente, a terceira que inclui o campo de futebol e as bancadas.

Outras dependências previstas no projeto são piscina, auditório para 120 pessoas, restaurante, sala multimédia, biblioteca e centro médico, entre outras. O Centro de Estágio do Mindelo pode ainda acolher uma unidade de Medicina Desportiva.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.