O Estádio Nacional, considerada a maior infraestrutura desportiva do país, vai ser inaugurado, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, José Maria Neves.

O jogo entre as selecções femininas de Barlavento e Sotavento vai ser a primeira partida neste estádio que tem a capacidade para 15 mil pessoas, sendo que no acto inaugural vai estar aberto para oito mil espectadores.

Aquando do anúncio da inauguração, o gestor Inácio Carvalho disse que o plano logístico desta inauguração vai servir como preparação para o jogo da selecção de Cabo Verde, no próximo dia 10 de Setembro, para a segunda jornada do Grupo F das eliminatórias do CAN 2015.

Avançou, na altura, que o núcleo de gestão vai colocar à disposição das pessoas interessadas a assistirem o acto de inauguração transportes gratuitos nos diferentes bairros da capital para a deslocação ao Estádio Nacional.

A Policia Nacional, a Protecção Civil, os Bombeiros, a Cruz Vermelha e os militares vão estar presentes para dar suporte à movimentação das pessoas dentro e fora do estádio e para intervirem em quaisquer outras eventualidades.

Do programa da inauguração consta, para além do jogo entre as selecções femininas, um conjunto de animações desportivas e culturais, tais como grupo de dança Mo na Roda, Dança do Leão da China, Aikido, Karaté, Arte marcial chinesa, ginástica rítmica, atletismo, entre outras actividades.

A ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, o embaixador da China, Su Jan, e o primeiro-ministro, José Maria Neves, são as personalidades que vão discursar durante a cerimónia de inauguração.

Com capacidade para 15 mil assentos já implantados, dos quais cinco mil cobertos, o Estádio Nacional está equipado com posto de iluminação e 80 câmaras com capacidade para alcançar 300 a 500 metros dos acontecimentos em redor, desta que é considerada a maior infra-estrutura desportiva do país.

Financiado e executado no âmbito da cooperação com a China, o Estádio Nacional ocupa uma área de cerca de 11.530 metros quadrados e está equipado com relva sintética, autorizada pela FIFA e dispõe de uma pista de atletismo.

A infraestrutura, concluída em três anos, está equipada com quatro balneários, cabine de imprensa, salão para fisioterapia, espaços apropriados para polícia, bombeiros e médicos, bem como para outros agentes desportivos, e dispõe de um espaço externo apropriado para a prática das disciplinas de atletismo como lançamento de dardo, salto em comprimento e altura, de entre outras variedades.

O relvado está circundado pela pista de tartan (totalmente implantada) para oito corredores, habilitada para receber as diversas disciplinas de atletismo, mais as modalidades de salto em altura, triplo e lançamento de peso, enquanto as modalidades de lançamento de disco e peso ficam destinadas à pista construída no recinto externo do Estádio.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.