Uma missão da FIFA deve deslocar-se no mês de junho à São Vicente para analisar as condições para a implementação de uma nova relva sintética no Estádio Adérito Sena, projeto a concluir até o mês de agosto.

A informação foi avançada esta quarta-feira à agência Inforpress, no Mindelo, pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, que deve acompanhar os dirigentes da International Board (FIFA) na deslocação à ilha de São Vicente.

Segundo o líder da FCF, trata-se de um projeto «há uma muito aguardado» na ilha, uma vez que o novo "tapete" terá o certificado FIFA, o qual permite a realização de jogos internacionais, ou seja, São Vicente voltará a receber jogos da seleção cabo-verdiana de futebol.

Trata-se de um pacote avaliado em 500 mil dólares e foi conseguido por Mário Semedo, no âmbito do projeto “Permance” da FIFA, aquando da sua participação, recentemente, na reunião da Comissão de Desenvolvimento do organismo que gere o futebol a nível mundial.

Segundo Mário Semedo a relva será implantada “de imediato” e a ideia da FCF é inaugurar o novo tapete e a primeira fase das obras do Centro de Estádio do Mindelo “ainda no 1º semestre” do corrente ano.

A Câmara Municipal de São Vicente, através do vereador de Cultura e Desporto, Humberto Lélis, acolheu com satisfação a notícia, uma vez que o novo relvado vai trazer de volta os “Tubarões Azuis” à São Vicente.

Independentemente de a autarquia ter um projeto para modernização do estádio municipal, já elaborado em duas versões, com custos de um milhão de escudos (9061 euros) e de 600 mil de escudos (5436 euros), respetivamente, o vereador garantiu à Inforpress que o novo "tapete" certificado pela FIFA será colocado no atual Estádio Adériro Sena «como está neste momento».