A Académica do Porto Novo recebe no sábado o campeão em título Mindelense e a congénere do Fogo o Sporting da Praia, na primeira mão das meias-finais do campeonato cabo-verdiano de futebol.

As duas Académicas, apesar de já terem estado nesta fase da prova, nunca venceram a competição, contrastando com o Mindelense, a equipa cabo-verdiana com maior número de títulos, 15, o último deles na época passada, e o Sporting da Praia, que conta com 11.

Em Santo Antão, "Gunga", treinador da Académica do Porto Novo, prometeu que a equipa apresentar-se-á "forte e motivada" frente ao vizinho de São Vicente, adversário que disse conhecer bem.

Na época passada, as duas equipas defrontaram-se na final do campeonato, com o Mindelense a levar a melhor - 3-0 em casa e 2-2 fora.

Em São Filipe, na ilha do Fogo, a Académica local tenta pela quinta vez ultrapassar as meias-finais - nunca chegou à final -, diante de um dos crónicos candidatos ao título, o Sporting da Praia, que mudou, segunda-feira, de treinador.

A Académica do Fogo, fundada em 1962, já conquistou 13 títulos regionais e logrou apurar-se cinco vezes para as meias-finais, saindo sempre derrotada - Santa Maria (Sal), Ultramarina (São Nicolau), Atlético da Ribeira Brava (São Nicolau) e Mindelense (São Vicente).

A segunda mão disputa-se a 17 de maio.

O quadro dos vencedores do campeonato cabo-verdiano, cuja primeira edição se disputou em 1959, divide-se em duas partes, antes (15 provas) e depois (38) da independência, a 05 de julho de 1975.

Até essa data, a região da ilha de São Vicente conquistou nove títulos, repartidos pelas equipas do Mindelense (seis), Académica do Mindelo (dois) e Castilho (um).

As restantes seis edições foram ganhas pelas equipas de Santiago Sul: Sporting da Praia (dois), Travadores (dois), Boavista (um) e Académica (um).

A partir de 1975, Mindelense e Sporting da Praia têm nove títulos, seguidos pelos Travadores de Santiago (quatro), Académica do Mindelo (três), FC Derby (três) e da Boavista da Praia (três).

Castilho (São Vicente), Botafogo (Fogo), Académica da Boavista (Boavista), Amarante (São Vicente), 11 Unidos (Maio), Sal Rei (Boavista) e Académico (Sal) têm um título nacional cada.

No cômputo geral, o Mindelense conta com 15 títulos, e o Sporting da Praia 11.