A Académica do Porto Novo de Santo Antão e o Onze Unidos do Maio disputam hoje a final da Taça de Cabo Verde. O jogo está marcado para as 17h locais, no Estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal.

O Onze Unidos acaba por ser a grande surpresa desta final. A vencedora da Taça da ilha do Maio afastou o Bairro de Santiago na ronda a eliminar e na fase de grupos, impôs-se a adversários mais cotados, goleando mesmo a Ultramarina de S. Nicolau no último encontro por 7-0. Para esta goleada muito contribuíram as expulsões de três jogadores da Ultramarina.

A Académica do Porto Novo, que chegou às meias-finais do Campeonato de Cabo Verde nas últimas três edições, parte como grande favorita à final. A equipa de Oceano e companhia começou por afastar o vizinho Paulense na ronda a eliminar. Na fase de grupos, ficou com os mesmos pontos de Falcões do Norte e Juventude da Brava mas beneficiou de um melhor goal-average para passar à final.

Esta será uma final inédita. A prova, que vai na sua 4ª edição, foi ganha sempre por equipas de Santiago. A primeira edição foi ganha pela Académica da Praia, sendo que o Boavista FC da capital cabo-verdiana venceu as últimas duas edições.