A seleção da ilha do Fogo venceu no estádio 5 de Julho, na cidade de São Filipe, a sua congénere da Boa Vista por 1-0 no jogo da abertura do torneio de inter-ilhas em futebol.

A seleção da Boa Vista começou melhor a partida, pressionando a seleção do Fogo e, aos cinco minutos, Spidina, isolado, rematou por cima desperdiçando assim uma oferta do defesa Lalu.

Aos poucos, a formação da casa libertou da pressão e, aos oito minutos, Adérito rematou por cima e aos 20 foi a vez de Platiny, num livre direto, a obrigar o guarda- redes da Boa Vista a uma defesa difícil para a linha do fundo.

Aos 23 minutos, a seleção do Fogo, apoiada pelo público, teve uma nova hipótese de marcar por intermédio de Kevin e, no minuto seguinte, foi David, de cabeça, a atirar por cima.

Nos 15 minutos finais do primeiro tempo, a seleção da Boa Vista voltou a parecer no jogo e, no minuto 33, Dava sofreu falta na grande área, com o assistente Eliseu Cardoso a assinalar a marca de grande penalidade, que foi confirmada pelo árbitro, Fernando Semedo.

Chamado a converter, Kay fê-lo de forma deficiente e permitindo a defesa do guarda-redes Djidje. Na jogada seguinte, Adérito aproveitou um desentendimento entre o defesa e o guarda-redes da seleção da Boa Vista para fazer o primeiro golo do desafio.

Já na ponta final do primeiro tempo Dava teve nos pés a hipótese de marcar, mas o remate saiu fraco e à figura de Djidje.

A segunda metade do desafio foi de fraca qualidade técnica e praticamente não se registou nenhuma jogada ou oportunidade de golos, embora a formação da Boa Vista pressionou mais.

No final do desafio Borja, cuja seleção perdeu 11 pedras fundamentais, disse que é sempre bom começar com uma vitória e espera poder terminar da mesma forma.

O resultado é justo, em haver um vencedor seria a seleção do Fogo, disse Borja no final do desafio, visivelmente satisfeito com o resultado.

Já o treinador da seleção da Boa Vista, Geraldo Pinto, a sua equipa correu muito e acabou por perder por um erro cometido pela defensiva.

Segundo este técnico, a sua equipa desperdiçou uma oportunidade soberana de golo, na conversação de uma grande penalidade e no minuto seguinte acabou por sofrer.

Fogo: Djidje, Lalu, Nunino, Flávio, Dany, Victor, João, Platiny (Kadu) Adérito (Alvarino), David (Batatinha) e Kevin. Suplentes: Rolando, Madjer, Artur, Djayp. Treinador: Borja

Boa Vista: Carlitos, Savy, Silvino I, Djack, Pandudu, Dava, Ti Muche (Cleiton) Djidjas, Rony (Guik), Kay (Sassa) e Spidina. Suplentes: Silvino, Dix, Idusa. Treinador: Geraldo Pinto.

Fernando Semedo (Sal), Eliseu Cardoso e Luís Barbosa (Santiago Sul) e João Domingos (São Filipe) fizeram um bom trabalho.

Golo: Adérito (Fogo)

Acção disciplinar: amarelos para Djidje, Dany, Kevin e Batatinha (Fogo) e Guik (Boa Vista).