Cabo Verde recebe em 2019 a “Africa Youth Cup”, competição que se realiza de 19 a 27 de abril, no Estádio Nacional, e que irá contar com o concurso de 16 das melhores equipas africanas e europeias.

Ao que apurou a Inforpress, em exclusivo, a prova vai ser disputada a nível de sub-16, sendo que a África estará representada pelas equipas da Nigéria, Zâmbia, Costa do Marfim, Senegal, Guiné Bissau e Gâmbia e duas equipas de Cabo Verde, enquanto da Europa virão grandes emblemas mundiais como Mancheter City (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Benfica (Portugal), Mónaco (França).

Newman Ebiegberi e Maria Luzia, da organização do “Cabo Verde África Youth Cup”, avançaram à Inforpress que a Itália também virá com uma equipa, enquanto se aguarda pela confirmação de mais três agremiações de renome internacional.

Os promotores deste evento, inédito em Cabo Verde, encontram-se no País para a apresentação e socialização desta competição junto das entidades governamentais e estruturas desportivas, que vai contar com a parceria do Ministério do Desporto, do Comité Olímpico Cabo-verdiano, da Federação Cabo-verdiana de Futebol, da Gestão do Estádio Nacional e da Câmara Municipal da Praia.

Newman Ebiegberi avançou que da prospeção feita nesta deslocação ao País constataram que o Estádio Nacional “dá garantias consideráveis e todas as condições exigidas” para acolher um evento desta natureza, e que o país, particularmente a Cidade da Praia está dotada de infraestruturas hoteleiras “em perfeitas condições” para receber esta prova internacional.

Salientaram ainda que as unidades hoteleiras contactadas para albergarem as equipas garantem alojamento que superam algumas que já acolheram as caravanas em competições anteriores, mesmo na Europa.

De acordo com a organização, o vencedor de “Cabo Verde Africa Youth Cup”, apura-se juntamente com a melhor anfitriã deste torneio, para a final da competição mundial que se realiza num dos países integrantes da Europa.

Para além do seu carácter formativo/competitivo, a prova da Cidade da Praia está a ser encarada pela organização como uma “soberba oportunidade” para a projeção do futebol cabo-verdiano e do próprio País, particularmente da capital, já que grandes emblemas e olheiros do futebol mundial estarão neste evento para a deteção de jovens talentos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.