O ministro do Desporto afirmou que o Estádio do Tarrafal é realização de um sonho de gerações e que só é possível a sua concretização, porque o Governo deu “passos efectivos” nos últimos quatros anos.

Fernando Elísio Freire que falava esta segunda-feira, 24, durante apresentação do projecto de construção do campo do Tarrafal, em Santo Antão, explicou que começaram com um pavilhão e depois passaram para o Estádio Municipal do Tarrafal.

“Houve até pressão para que o estádio viesse primeiro que o Pavilhão, mas em concertação com a Câmara Municipal de Ribeira Grande, mantivemos o nosso rumo e hoje temos a prova que tínhamos razão e é possível fazer as duas infra-estruturas de forma faseada, bem pensada e sistematizada”, pontuou.

No entender do governante, só assim Ribeira Grande vai ter infra-estruturas de qualidade que, eventualmente, não existe na maior parte de Cabo Verde, sublinhando que há condições para se ter outras “ambições, outros voos e outros sonhos”.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande (CMRG), Orlando Delgado, defendeu que o Estádio Municipal do Tarrafal foi sempre um “grande sonho de todos”.

“A CMRG tem feito uma grande aposta a nível do desporto e hoje somos o concelho de Cabo Verde com mais placas desportivas construídas em todas as localidades do município. E fizemos no sentido de massificar o desporto para que todas as pessoas possam praticar e ombrear da mesma forma com os centros urbanos”, disse Orlando Delgado.

O autarca avançou, ainda, que o projecto do Estádio Municipal do Tarrafal está orçado em 115 mil contos.

“A Câmara Municipal que hoje tem a parceria do Governo, seguramente, vai levar o projecto avante para termos uma infra-estrutura de qualidade a nível da cidade de Ribeira Grande”, mostrou Orlando Delgado.

“Neste momento temos cinco casas que já estão identificados e já estamos em processo negocial com os proprietários.
Mas estas casas não impedem que avancemos com o projecto, mas se as tirarmos de lá teremos a possibilidade de alargar infra-estrutura”, acrescentou Orlando Delgado, afirmando-se “muito convicto” que este projecto será inaugurado muito “brevemente”.

O projecto do Estádio Municipal do Tarrafal foi desenhado pelo arquitecto António Jorge Delgado, também engloba uma requalificação futura da zona, sendo que o estádio contará com dimensões de 100 por 55 metros quadrados, com área de segurança da bancada de 7,5 e meio e de 2,5 do lado oposto das casas.

A lotação das bancadas será de 1.270 lugares sentados e vestiário, numa primeira fase, terá dois balneários uma para cada equipa e dois balneares de arbitragem, assim como contará ainda com duas instalações sanitárias para o público, um gabinete médico, sala de fisioterapia, sala de imprensa, tribunas de transmissão de rádio e televisão, bem como uma sala de conferência e ginásio.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.