O campeonato cabo-verdiano de futebol em sub-17 vai acontecer de 27 de março a 11 de abril, com a final-four (meias-finais) a ser realizado na cidade da Praia.

Este ano a competição conta com as ausências das regiões desportivas de Santiago Norte e Santo Antão Norte.

Em conferência de imprensa, depois do sorteio realizado esta quinta-feira, na cidade da Praia, o vice-presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol(FCF), Lito Semedo, anunciou que este ano vai ser colocado em prática um modelo que privilegia os factores desportivos e económico.

Esse novo modelo, segundo o dirigente federativo, vai permitir com que aconteçam mais jogos e abre a possibilidade de cada região ver o seu representante a jogar em casa e receber um adversário vizinho, “levando em conta o factor de proximidade implementado este ano”.

“Com esse modelo, devido a dispersão de ilhas, conseguimos juntar a parte competitiva e financeira, portanto é melhor para o desenvolvimento do desporto a nível de juniores”, notou.

Em relação às ausências de Santiago Norte e Santo Antão Norte aconselhou a “conjugação de esforços” da federação nacional e das associações para que essas duas regiões possam marcar presença nos próximos anos.

No entanto Lito Semedo informou que tem garantia das outras associações de que vão terminar os respectivos campeonatos regionais a tempo, por forma a participarem no campeonato nacional.

Segundo o novo modelo, o campeonato nacional sub-17 vai ser disputado no sistema de eliminatórias a duas mãos e por proximidade, propiciando com isso o nível competitivo a um custo reduzido.

A competição divide-se em três fases, sendo a primeira disputada a duas mãos, a segunda para se apurar, em eliminatória a duas mãos, as equipas para a final-four, onde vão ser encontradas as equipas finalistas.

A equipa de Cantareira, de São Vicente, conforme o sorteio realizado hoje na sede da FCF, inicia a defesa do título em casa, ante ao representante de São Nicolau.

Calendário dos jogos

Primeira fase

Primeira mão:

28/03: Cantareira (campeonato em título) x São Nicolau, Santo Antão Sul – São Vicente e Boa Vista x Sal

29/03: Brava x Fogo e Maio x Santiago Sul

Segunda mão:

31/03: São Nicolau x Cantareira (campeonato em título), São Vicente x Santo Antão, Sal x Boa Vista.

29/03: Fogo x Brava x Fogo e Santiago Sul x Maio

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.