A direção dos Garridos de São Domingos tem um projeto para  colocar a sua equipa de futebol na ribalta em Santiago e que passa pelo lançamento de oito escolas de futebol “Pachinho" apadrinhado pelo Gil Vicente (Portugal).

A informação foi avançada à Inforpress pelo presidente desta agremiação, Emanuel Moreira, que explicou que quatro escolas vão ficar sediadas na freguesia de Nossa Senhora da Luz e as restantes em São Nicolau Tolentino, sede do concelho de São Domingos.

Para o efeito, a direção dos Garridos já reformulou o protocolo com a equipa portuguesa do Gil Vicente, que possibilita aos jogadores mais destacados do clube uma oportunidade para testar as suas capacidades neste clube português, que poderá culminar com a assinatura de um contrato profissional aos atletas mais promissores.

A direção, segundo o seu líder, "está determinada" em avançar com este projeto, uma vez que pretende resgatar a máxima do fundador do clube, o mítico regedor Pachinho, para que a equipa possa competir em pé de igualdade com os chamados grandes da capital.

Sob este propósito o clube está a lançar uma campanha para a angariação de parceiros, para que, juntamente com a Câmara Municipal de São Domingos, possa "dar continuidade a um trabalho forte", baseado na juventude.

Isto porque, atesta Moreira, se trata de um projeto virado para aspetos desportivos, sociais e culturais, pelo que a direção, assegura, tudo fará para que Garridos possa estar na próxima temporada desportiva a competir na primeira divisão de Santiago Sul.

"Queremos fazer com que a marca Garridos seja igual ao Sporting ou Travadores a nível de Santiago e de Cabo Verde, pelo que estamos a trabalhar a nível de todo o concelho", explica Emanuel Moreira.

Moreira relembra que a equipa não está resumida ao futebol, já que continua a competir nas modalidades de salão como andebol, basquetebol e voleibol, tendo inclusive cedido atletas para a seleção de Cabo Verde.

A nível de futebol, o Garridos encontra-se atualmente a disputar a liderança do regional de Santiago Sul do II escalão com o Benfica da Praia, com as duas equipas separadas por um único ponto no final da primeira volta.

Fundado em 1948 pelo mítico regedor Pachinho, e oficializado em 1956,"Os Garridos de São Domingos" foi a primeira equipa do interior de Santiago a competir na primeira divisão do Regional de Santiago (Praia).

Com a divisão desportiva da ilha de Santiago, a formação dos Garridos passou a competir em Santiago Norte, mas desde o início desta temporada desportiva 2010/11, está a competir em Santiago Sul, não só no futebol, como também nas modalidades de salão, basquetebol, andebol e voleibol.