O Governo vai transformar a Direcção-Geral dos Desportos num Instituto do Desporto como forma de garantir mais autonomia administrativa ao funcionamento do desporto nacional.

O anúncio foi feito pelo ministro dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros e ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, na abertura do V Conselho Nacional do Desporto, a decorrer na Cidade da Praia, e cujo um dos pontos da agenda é a recolha de subsídios para a elaboração da legislação sobre a criação dessa nova entidade.

“A intenção do Governo é de, num quadro de diálogo com todas as entidades desportivas, promover uma maior independência e autonomia do sector e isso passa naturalmente, no futuro, pela criação de Instituto do Desporto”, adiantou.

Trata-se de, segundo frisou, de um projeto para o futuro até porque a orgânica do Governo para a IX legislatura foi aprovada recentemente, a com a integração Direcção-Geral dos Desportos.

“É um projeto do Governo de transformar a Direcção-Geral do Desportos num instituto e, no momento certo, quando houver maturidade institucional suficiente, isso acontecerá”, adiantou quando questionado para quando este instituto entrará em funções.

Da agenda do encontro, o primeiro da IX legislatura, fazem parte também questões relacionadas com o financiamento das federações desportivas e uniformização da marca Tubarões Azuis para o desporto nacional.

Para já, o ministro garantiu que o Governo vai aumentar o valor dos subsídios atribuídos às federações desportivas para que as mesmas possam ser muito mais ativas e transformar o programa jovem atleta num programa para apoiar atletas com grande potencial.

Um incentivo para que os atletas possam continuar a estudar e a competir e desta formar garantir que o país tenha atletas com condições para participação em competições internacionais.

Fernando Elísio Freire espera que da reunião de dois dias saia um programa “claro” de atuação para os próximos quatro anos tendo em vista a criação de um desporto que sirva os cabo-verdianos e que seja também fator de integração social de ascensão social e de criação de riqueza para o país.

Integram o Conselho Nacional do Desporto os presidentes das federações desportivas e das comissões nacionais.

Nesta reunião foram ainda convidados os presidentes dos Comités Olímpico e Paralímpico e representantes de outros ministérios que ligam com o sector do desporto, visando a integração dos mesmos enquanto membros de pleno direito.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.