Inácio Carvalho assume nos próximos dias a gestão do Estádio Nacional, obra edificada em Monte Vaca, arredores de São Filipe, e que vai ser inaugurada a 5 de Julho nas festividades do 39º aniversário da independência nacional.

Enquanto gestor do Estádio Nacional, Inácio Carvalho, que até agora assumia as funções do diretor-geral dos Desportos, estará a frente do núcleo de gestão do Estádio Nacional, “uma estrutura que funciona na dependência do membro do governo responsável pela área do desporto, dotado de uma autonomia administrativa, financeira e patrimonial”.

O núcleo de gestão do Estádio Nacional tem os objetivos específicos de gerir esta que é considerada a maior infraestrutura desportiva do país nas vertentes técnico-desportiva, administrativa, financeira e patrimonial.

Tem ainda sob o seu encargo a função de propor a natureza e atribuição da infraestrutura e o seu regime financeiro, assim como a sua estrutura organizacional e o modo de funcionamento dos serviços do Estádio Nacional.

O núcleo de gestão do Estádio Nacional vai ser composto por um conselho administrativo que integra um gestor e dois vogais, sendo certo que o também técnico desportivo José Luís Gomes acompanha Inácio Carvalho nesta nova gestão.

De acordo com a resolução nº 25/2014 publicado no Boletim Oficial de 18 de Março, este complexo desportivo, construído no âmbito da cooperação bilateral sino-cabo-verdiana é elevado à categoria do Estádio Nacional, pelo que “torna-se imperioso que assuma plenamente as suas responsabilidades de gestão e de investimento imediato”.

Inácio Carvalho deixa a Direção-Geral dos Desportos (DGD) após uma gestão de 13 anos para dedicar-se exclusivamente a gestão da maior infraestrutura desportiva do país.