O jogo da primeira mão da final do campeonato de Cabo Verde em futebol, previsto para sábado, no Mindelo, foi adiado em 24 horas devido à realização de um espetáculo musical no Estádio Adérito Sena.

Mindelense e Académica do Porto Novo aceitaram transferir o jogo para domingo, às 16:00, depois de negociações entre a promotora do espectáculo e a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), organizadora do jogo, e a Câmara Municipal, proprietária do estádio.

Tanto quanto apurou a Agência Inforpress, os dois clubes irão receber uma compensação financeira, cujo montante a fonte não revelou, distribuída pelos patrocinadores do espectáculo musical previsto para sábado.

Mindelense e Académica do Porto Novo alcançaram a final da competição depois de eliminarem Académica do Fogo e Desportivo da Praia, respetivamente.

Os encarnados do Mindelo foram ao Fogo vencer a Académica local por 1-0, depois do empate a um golo em São Vicente, na primeira mão das meias finais, ao passo que a Académica do Porto Novo, mesmo com a derrota (0-1) no jogo da segunda mão das meias-finais, na Cidade da Praia, frente ao Desportivo, retiraram benefício da vitória caseira de 3-0 da 1ª mão, totalizando 3-1 no cômputo das duas mãos.

Trata-se, pois, de uma final inédita entre a equipa que mais vezes venceu o campeonato de Cabo Verde, o Mindelense, com 14 vitórias, e uma que nunca alcançou a final, a Académica do Porto Novo.

O jogo da segunda mão da final disputa-se no sábado, 13, no Estádio Municipal do Porto Novo.

O quadro dos vencedores do campeonato de Cabo Verde em futebol, cuja primeira edição se disputou em 1959, divide-se em duas partes, antes (15 edições) e depois (37) da independência, a 05 de julho de 1975.

Até essa data, a região da ilha de São Vicente conquistou nove títulos, repartidos pelas equipas do Mindelense (seis), Académica do Mindelo (dois) e Castilho (um).

As restantes seis edições foram ganhas pelas equipas de Santiago Sul: Sporting da Praia (dois), Travadores (dois), Boavista (um) e Académica (um).

A partir de 1975, o Sporting Clube da Praia conta nove títulos, seguido pelo Mindelense (oito), Travadores de Santiago (quatro), Académica do Mindelo (três), FC Derby (três) e da Boavista da Praia (três).

Castilho (São Vicente), Botafogo (Fogo), Académica da Boavista (Boavista), Amarante (São Vicente), 11 Unidos (Maio), Sal-Rei (Boavista) e Académico (Sal) têm um título nacional cada.

No cômputo geral, o Mindelense conta 14 títulos e o Sporting da Praia 11.