O selecionador cabo-verdiano de futebol, Lúcio Antunes, foi eleito na noite de sábado Personalidade Desportiva do Ano, na Gala de Desporto que juntou, na cidade do Mindelo, os melhores da época 2012-2013.

Ausente da cerimónia, coube ao seu adjunto na seleção de Cabo Verde, Felisberto Cardoso, receber o galardão, e em breves palavras elogiou o seu chefe de equipa a quem, disse, o prémio «fica muito bem entregue».

A gala distinguiu ainda o ex-campeão mundial da modalidade de kite surf, Mitu Monteiro, com o prémio Alto Prestígio.
Das 13 categorias que foram a votos de um júri e do público, através da internet, foram distinguidos a Rádio de Cabo Verde, como Melhor Órgão de Comunicação Social, Marcos Fonseca (Melhor Jornalista Desportivo) , Noel Leite (Melhor árbitro/Juiz), Fátima do Rosário (Melhor Dirigente)  e Paula Brito (Melhor Jovem Promessa).
Bubista (Melhor Treinador) seleção nacional de Futebol (Melhor Equipa), CV Móvel (Instituição Parceira), Marly Lima (Melhor Atleta Feminina) e Danielson Martins (Melhor Atleta Masculino), foram outras figuras e instituições galardoadas.
O evento, que teve como palco o espaço Pont d’Aga, no Mindelo, começou, no entanto, por distinguir um grupo de cinco individualidades pelo desempenho em prol do desporto, designadamente Octávio Veiga, ativista do desporto de Santo Antão, Armando Soares, treinador de futebol e professor de educação física de São Vicente, Mitu Monteiro, campeão em kite surf da ilha do Sal, Luca Privetera, selecionador de andebol feminino e Leonel Martins, treinador de andebol da ilha do Sal.
Num outro momento da Gala, a Direção-geral dos Desportos procedeu à entrega de cheques às nove federações, que incluem montantes destinados aos clubes finalistas das provas nacionais nas modalidades de atletismo, andebol, basquetebol, boxe, futebol, ginástica, karaté, voleibol e ténis.
Na mensagem que dirigiu aos agentes desportivos, a ministra da Educação e Desportos, Fernanda Marques, considerou que o momento é de esperança num desporto cabo-verdiano com «novos desafios» para um desporto «moderno e inovador».
«Acredito que Cabo Verde está a apostar claramente num desporto de serviço público ao cidadão, como ferramenta para o progresso, a promoção e o desenvolvimento de Cabo Verde», sublinhou a governante, que pediu um desporto capaz de envolver toda a sociedade cabo-verdiana.