A ilha da Boa Vista acolhe este domingo a II edição do torneio de úril "Paredão'2016", prova em homenagem póstuma ao antigo especialista da modalidade, Tchedje, que conta como concurso de 32 jogadores, numa iniciativa da comissão organizadora.

De acordo com um dos promotores desta prova, Mário Évora, trata-se de uma forma encontrada pelos aficionados deste jogo de mesa de homenagear Tchedje, um pintor que dedicava grande paixão ao jogo de uril.

A seu disputado no sistema de eliminatória, o evento tem assegurado o concurso dos jogadores de uril referenciados como dos melhores da "Ilha das Dunas" como Neneu, Oliveira, Cabeça, Tatão e e Foguinho de entre outros nomes.

A prova tem o seu início marcado para as 10:00 deste domingo, sendo que a a organização reserva o direito de galardoar o vencedor com um troféu e o vice-campeão com uma medalha alusiva ao evento.

O evento vai ser aproveitado pela entrega oficial de um quadro ilustrativo em memória de Chone d'Bey, em sinal de reconhecimento pela forma como este marítimo, tocador de violão e compositor, que sempre abria o palco no tradicional Festival de Praia d'Cruz, dinamizou a prática dos jogos de uril nesta pracinha de paredão.

A Pracinha de Paredão, danificado aquando da passagem do furacão "Fred" em Cabo Verde, recebeu obras de requalificação recentemente, numa iniciativa da Câmara Municipal que equipou a infra-estrutura com cobertura de ripas de madeira, para substituir as árvores sombrias derrubada neste tempestade.

Com esta requalificação na Pracinha Paredão, edificada na Praia de Diante, foi construída uma mesa de bisca, uma para jogo de damas e três assentos para jogos de uril.