O campeonato de futebol de Cabo Verde arranca no próximo sábado, numa prova em que o Mindelense vai defender o seu estatuto de tricampeão nacional e o Sinagoga é a única equipa estreante.

O Mindelense de São Vicente, do Grupo B, inicia em casa a defesa do título de campeão frente à equipa da Académica do Porto Novo, da vizinha ilha de Santo Antão.

No mesmo grupo, o Académico do Sal, treinado pelo antigo selecionador de futebol de Cabo Verde Lúcio Antunes, vai receber a formação da Académica 83 da ilha do Maio. Na ilha da Boavista, o Sal-Rei terá pela frente os Vulcânicos do Fogo.

No Grupo B, cujos jogos estão agendados para sábado às 16:00 locais (18:00 em Lisboa), além do Mindelense, apenas o Académico do Sal e o Sal-Rei da Boavista já se sagraram alguma vez campeões na história do campeonato cabo-verdiano.

No Grupo A, o jogo entre o Desportivo da Praia e o campeão de Santiago Norte foi suspenso pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), porque há uma indefinição em relação à equipa vencedora na região desportiva do norte de Santiago.

Tanto o Varandinha do Tarrafal como o Scorpion Vermelho de Santa Cruz reclamam ter vencido o campeonato, o primeiro por ter conseguido os pontos suficientes em campo e o segundo por argumentar que conquistou três pontos na secretaria por utilização irregular de um jogador da equipa local do Desportivo.

Ainda no Grupo A, o Derby, segundo representante de São Vicente, recebe o Atlético de São Nicolau e o Sinagoga, equipa que leva o nome da mesma localidade em Santo Antão, faz o sua estreia na prova máxima de clubes no arquipélago recebendo o Sporting da Brava.

Os dois jogos estão agendados para domingo, também às 16:00 locais. Neste Grupo, apenas o Derby já se sagrou alguma vez campeão de Cabo Verde.

O campeonato cabo-verdiano, cuja primeira edição se disputou em 1959, divide-se em duas partes, antes (15 provas) e depois (39) da independência, a 05 de julho de 1975.

Até a independência, a região da ilha de São Vicente conquistou nove títulos, repartidos pelas equipas do Mindelense (seis), Académica do Mindelo (dois) e Castilho (um).

As restantes seis edições foram ganhas pelas equipas de Santiago Sul: Sporting da Praia (dois), Travadores (dois), Boavista (um) e Académica (um).

A partir de 1975, o Mindelense já conquistou 11 campeonatos, contra nove do Sporting da Praia, seguido pelos Travadores de Santiago (quatro), e três cada pelo Académica do Mindelo, Derby e do Boavista da Praia.

Castilho (São Vicente), Botafogo (Fogo), Académica da Boavista, Amarante (São Vicente), 11 Unidos (Maio), Sal-Rei (Boavista) e Académico (Sal) têm um título nacional cada.