O Presidente da República de Cabo Verde participará, a 09 de agosto, na noite de gala, em New Bedford, numa homenagem da diáspora cabo-verdiana dos Estados Unidos da América a Carlos Alhinho, referenciado como o melhor desportista cabo-verdiano do século XX.

Segundo a organização, Jorge Carlos Fonseca dirigirá uma mensagem a todos os presentes e vai contribuir para angariação de fundos para a estátua do desportista, que será construída na cidade do Mindelo, em São Vicente.

Neste momento, segundo uma nota, encontra-se em curso a campanha de angariação de fundos para a construção da estátua e contará com a parceria da Hello Cabo Verde, promotora de eventos, na realização da noite de gala.

No evento estarão presentes ainda o novo embaixador de Cabo Verde em Washington, José Luis Fortes, cônsul geral de Cabo Verde em Boston, Pedro Graciano e o Mayor de New Bedford.

A gala contará com atuação das cantoras Teté Alhinho, irmã de Carlos Alhinho, Sara Alhinho, sobrinha do homenageado, e outros artistas de renome da música cabo-verdiana.

Carlos Alhinho faleceu aos a 31 de Agosto de 2008, vítima de um acidente mortal num fosso de um elevador num hotel da Cidade de Benguela, Angola. Os seus restos mortais foram mais tarde transladados para a sua terra natal, São Vicente. Tinha 59 anos.

Antigo jogador do Benfica, do Sporting e FC Porto, Carlos Alhinho também representou como jogador o Portimonense e a Académica, sendo que como treinador, assumiu o comando das seleções de Angola e de Cabo Verde, além de vários outros clubes.