O catedrático português Manuel Sérgio vai estar em Cabo Verde de 21 de fevereiro a 02 de março com o objetivo de proporcionar aos cabo-verdianos um conhecimento mais atualizado do que é o Desporto enquanto ciência e ética.

Numa nota, a Presidência cabo-verdiana refere que o chefe de Estado de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, foi o autor do convite, que surge numa altura em que o desporto no arquipélago atravessa um momento de "indiscutível desenvolvimento".

A Presidência de Cabo Verde lembra que Manuel Sérgio é professor catedrático aposentado da Faculdade de Motricidade Humana, em Portugal, filósofo e um dos "grandes teóricos" do Desporto atual, tendo já publicado mais de 40 livros sobre a Filosofia do Desporto.

Manuel Sérgio foi professor visitante no Brasil e no Chile e é um conferencista convidado, internacionalmente, para falar sobre temas ligados à cultura desportiva.

"José Mourinho, agora treinador do Chelsea, e outros treinadores de grande prestígio encontram em Manuel Sérgio conhecimentos profundos e fiáveis, capazes de fundamentar a sua prática profissional", salienta-se na nota.

O chefe do Estado cabo-verdiano justifica o convite por o desporto cabo-verdiano estar a atravessar um momento de "indiscutível desenvolvimento", garantindo que a presença de Manuel Sérgio em Cabo Verde "pode transformar-se um verdadeiro acontecimento para a vida cultural e desportiva" no arquipélago.

Além dos encontros que terá com os mais altos representantes da Educação e do Desporto de Cabo Verde, Manuel Sérgio será o docente de um seminário intitulado “Motricidade Humana e Desporto”, promovido e organizado pelo Ministério de Educação e Desporto/Direção Geral dos Desportos.

O seminário é organizado também pela Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) e decorrerá de 24 a 27 deste mês, em regime pós-laboral, no Auditório da Caixa Económica de Cabo Verde.