A primeira edição da taça Pedro Pires em futebol e o campeonato inter-zonas, inicialmente previstos para meados de junho, iniciam no primeiro fim-de-semana após o término do Mundial no Brasil, disse o vereador mosteirense Fábio Vieira.

A taça “Pedro Pires” conta com a participação das três equipas federadas do concelho dos Mosteiros, nomeadamente Cutelinho, Grito Povo e No Pintcha, e constitui uma forma de homenagear o político e combatente da liberdade da pátria, natural da ilha do Fogo.

O campeonato inter-zonas, a ser disputado entre 12 equipas das localidades do município, arranca no mesmo período e para tal, segundo Fábio Vieira, um concurso será lançado no início da próxima semana para seleccionar uma entidade visando a sua organização.

Este anota ainda que na última reunião ordinária da edilidade dos Mosteiros foi aprovado o caderno de encargos para a organização do campeonato inter-zonas de futebol e por isso no concurso podem participar associações desportivas, associações comunitárias e grupos desportivos, no quadro da política de descentralização das actividades da administração local.

Para a realização do inter-zonas, a edilidade deliberou no sentido de conceder o valor de 50 contos como apoio à entidade seleccionada para a organização deste evento desportivo.

Com relação à comemoração do 5 de julho, Dia da Independência de Cabo Verde, a edilidade vai promover uma prova de atletismo no percurso de dez quilómetros, para a qual estão inscritos mais de duas dezenas de atletas, masculino e feminino, assim como uma caminhada associada à luta contra o cancro de mama nos Mosteiros.

Além da caminhada “Mosteiros unidos contra o cancro de mama”, a edilidade promove, este sábado, uma aula de aeróbica e uma palestra relacionada com o cancro que será orientada pelo delegado de Saúde local, Ledo Pontes.