A reabilitação do estádio 5 de Julho e o do polidesportivo “Simão Mendes” , na cidade de São Filipe, avaliados em cerca de seis mil contos, vai acontecer ainda no decurso de 2014, disse o edil Luís Pires.

A reabilitação do estádio 5 de Julho consiste na substituição de “tartan” da pista de atletismo que se encontra em estado avançado de degradação, substituição da tribuna atual por outra de metal e a cobertura parcial das bancadas laterais à tribuna e construção de cabine de imprensa.

Em relação ao polidesportivo, que também apresenta alguma degradação, o autarca afirmou que o piso das duas placas vai ser objeto de requalificação para melhorar as condições da prática das modalidades de salão, assim como a pintura e reabilitação das instalações sanitárias.

Luís Pires acrescentou que a edilidade acordou com uma empresa para a realização dos trabalhos e a encomenda dos materiais necessários a reabilitação dessas duas infraestruturas, sobretudo os necessários à requalificação da pista de atletismo e do piso do polidesportivo.

A tribuna metálica está sendo trabalhada para posterior montagem no estádio 5 de Julho, de modo a criar “melhores condições” para acompanhar os jogos de futebol e criar melhores condições de trabalho aos profissionais da comunicação social.

Para uma fase posterior, Luís Pires avançou que a edilidade está a equacionar a colocação de relva sintética no campo de São Lourenço, zona norte, que vai permitir descongestionar o estádio 5 de Julho, e a possibilidade de colocação de relva no futuro estádio municipal para servir como campo alternativo para os treinos das equipas da cidade de São Filipe, cinco no primeiro escalão e duas no segundo escalão.

O edil afirmou que neste momento encontram-se em fase de conclusão as obras de reabilitação do polivalente de Luzia Nunes, zona sul da cidade, sublinhando que na próxima segunda-feira, 24 de Novembro, a Câmara vai celebrar um contrato de parceria com a associação Luzabril para a gestão dessa infraestrutura desportiva.