A equipa de São Vicente sagrou-se este domingo campeã do torneio Inter-ilhas que vinha decorrendo no na ilha do Sal, depois de derrotar a formação da Boavista por 1-0, num jogo renhido no Estádio Marcelo Leitão.

O primeiro e único golo da grande final da Taça Independência, disputada entre São Vicente x Boavista, surgiu aos 37 minutos da primeira parte, marcado por Duquinha, numa magnífica jogada de contra-ataque.

Sobre um sol abrasador e um Campo d’Obra abarrotado de gente, o público pode assistir durante os 90 minutos a um grande espetáculo de futebol, também presenciado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, ladeado da ministra dos Desportos, Fernanda Marques, Victor Osório, e dos presidentes das câmaras do Sal e Boavista, Jorge Figueiredo e José Pinto Almeida, respetivamente.

Antes do início da segunda parte do jogo, foi concedido um minuto de silêncio ao Cadino, ex-jogador da Seleção de Cabo Verde que foi este domingo a enterrar.

A etapa complementar foi igualmente renhida, com ambas as equipas à procura de golo. Porém, ao apito final a seleção de São Vicente vencia por 1-0, o que fez o estrondo nas bancadas, acompanhado de muita música e batucada.

Bassana, treinador da formação sanvicentina, visivelmente emocionado, dedica a vitória a todos os treinadores, adeptos e jogadores de São Vicente.

“Foi difícil conquistar o título, já que passaram muito boas seleções por esteinter-ilhas. Todas as equipas estão de parabéns. Bem-haja o futebol, bem-haja São Vicente”, exteriorizou.

Já o treinador da equipa boavistense, Geraldo Pinto, Djeras, cuja formação chegou à final mas não conseguiu vencer, considerou que foi uma “grande” partida de futebol tendo triunfado o melhor.

“São Vicente jogou muito bem na primeira parte, e mesmo na segunda parte conseguiram ganhar-nos o meio campo, marcaram o golo... O futebol é assim. Fizemos o nosso jogo, houve fair play, entrega… estamos todos de parabéns”, sublinhou.

O presidente da Associação Regional de Futebol do Sal, Albino Lopes, faz balanço positivo do torneio inter-ilhas que vinha decorrendo no Sal desde o dia 29, observando que se assistiu a uma grande final de futebol.

Lista dos vencedores

Melhor Árbitro: Anacleto do Rosário (Ilha do Sal)

Melhor Treinador: Bassana (São Vicente)

Melhor Marcador: Djony três golos (São Vicente)

Melhor Guarda-redes: Toll (São Vicente)

Melhor Jogador: Dukinha

Fair- Play: Selecção Boa Vista

Treinador Bassana ganha bolsa para fazer um curso de Nível 1 na Alemanha

O treinador da seleção da Ilha de São Vicente de Futebol, Bassana, considerado o melhor treinador da Taça Independência, ganhou uma bolsa para fazer um curso de Nível 1 na Alemanha, a decorrer de 07 a 23 de Setembro.

A vaga, segundo uma nota da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), foi atribuída pela Federação de Futebol da Renânia, uma das federações sub-regionais da Federação de Futebol da Alemanha (DFB).

A federação alemã disponibilizou também uma bolsa ao treinador campeão nacional pelo Mindelense, Rui Alberto Leite.

Jorge Crato Monteiro (Bassana), que abandonou a carreira em 1989, altura em que era o jogador cabo-verdiano com mais internacionalizações, é professor de Educação Física na Escola Jorge Barbosa e treinador do Farense de Fonte Filipe, da 2ª Divisão, na sua ilha São Vicente.