A Escola Salesiana de Artes e Ofícios, sediada em São Vicente, abre oficialmente este sábado a 4ª temporada da Escola Sócio Desportiva Salesianos, em parceria com a Fundação Real Madrid (Espanha) e as Missões Salesianas.

Trata-se, segundo o coordenador da escola, Bertilo Fonseca, de um projeto multidisciplinar dividido em áreas desportiva, social e cultural, e que objetiva o desenvolvimento da formação desportiva e social das crianças e adolescentes dos 06 aos 17 anos, recrutados na Escola Salesiana de Artes e Ofícios.

Ao longo das quatro temporadas passaram pela Escola Sócio Desportiva Salesianos/Real Madrid cerca de 500 crianças e adolescentes, sendo que esta quarta, que vai de Outubro a Junho, bateu o recorde de inscritos, com 138 alunos nas modalidades de basquetebol e futebol, mas também em atividades recreativas culturais como dança, teatro, música, para além de uma componente social.

Segundo o coordenador, é através destas duas modalidades desportivas e das atividades recreativas que a Escola Sócio Desportiva Salesianos/Real Madrid transmite aos alunos valores como espírito de grupo, capacidade de superação, busca de objetivos traçados e o respeito pelo adversário.

Aliás, sintetizou, cada área desportiva trabalha com base num lema, “Por uma educação REAL, valores e desporto”, para o basquetebol, e “Eles jogam, nós educamos”, para o futebol.

A abertura oficial da 4ª temporada, este sábado no Pavilhão Dom Bosco, no Mindelo, será ocasião para se fazer a apresentação dos novos equipamentos desportivos para as modalidades de futebol e basquetebol, para além de um momento cultural com música, dança e teatro.

A Fundação Real Madrid é uma organização sem fins lucrativos que objetiva promover os valores do desporto como uma ferramenta educacional e como um fator de integração social.

O seu projeto Escolas Socio Desportivas, que se iniciou em Setembro de 2009, já conta com para cima de 150 escolas em mais de 50 países.